Estão abertas as inscrições para a graduação de tecnologia em radiologia da faculdade IDOR
Quem já tem uma graduação ou pretende pedir transferência de curso não precisa fazer o vestibular

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade IDOR de Ciências Médicas. O IDOR oferece formatos diferentes de acesso. Uma das opções é tentar o ingresso através do vestibular. Entretanto, quem já tem uma graduação ou deseja pedir transferência de curso, não precisa fazer a prova. Basta entregar os documentos exigidos. No caso de transferência, o candidato ainda passa por uma entrevista por vídeo. As inscrições vão até 19 de novembro, com início das aulas previsto para 08 de fevereiro do ano que vem. A graduação tem duração mínima de três anos (seis semestres) e máxima de quatro anos e meio (nove semestres) e será composta por 2.400 horas de aulas teóricas, práticas e atividades complementares e 480 horas de estágio curricular supervisionado obrigatório.

Quem almejar mudar de área profissional, pode aproveitar a novidade para dar os primeiros passos em uma carreira que se desenvolve a passos largos no Brasil. “O mercado de trabalho para o tecnólogo em radiologia está em franca ascensão. Com o diploma em mãos, abre-se um novo horizonte de oportunidades em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios, empresas de engenharia, portos e aeroportos de todo o país”, destaca a coordenadora do curso, Tainá Olivieri.

O profissional pode liderar as equipes técnicas, participar de equipes multiprofissionais, bem como prestar consultoria sobre as novas tecnologias que podem ser implementadas dentro de ambientes hospitalares. Além disso, também pode atuar na indústria, sendo ela alimentícia, mineradora, cosmética ou petrolífera. Neste último caso, o tecnólogo fica responsável de fazer avaliação de ductos para ver, por exemplo, se há fissuras, através de imagens radiográficas. Ainda há campo de trabalho em portos e aeroportos, com avaliação de bagagens e de importações e exportações.

Estágio nos hospitais da Rede D’Or São Luiz

A coordenadora do curso destaca a formação prática como um dos principais diferenciais da graduação do IDOR. Tainá explica que as aulas práticas são fundamentais para capacitar o profissional a operar equipamentos de diagnóstico por imagem; orientar pacientes, acompanhantes e colegas de trabalho quanto às exposições às radiações provenientes da instrumentação utilizada nos exames; bem como estar preparado para liderar equipes técnicas e garantir a obtenção da melhor qualidade de imagem associada à menor exposição possível.

No IDOR, os alunos terão a garantia de realizar as aulas práticas nos hospitais da Rede D’Or São Luiz, com acesso ao que há de mais moderno em radiologia e em contato direto com alguns dos principais profissionais do mercado. “Oferecemos uma experiência que permitirá ter contato com o que há de mais moderno em tecnologia, além de um corpo docente formado por renomados profissionais”, destaca a coordenadora.

Vestibular

A grade curricular do curso prevê, em seus seis períodos, matérias como Anatomia Humana, Biologia Molecular e Celular, Física das Radiações, Formação de Imagem em Radiologia, Radiologia Odontológica, Radiologia Veterinária, Tecnologia em Medicina Nuclear e Tecnologia em Tomografia Computadorizada. As aulas teóricas serão à noite. No ato da inscrição, o candidato vai poder agendar entre oito opções de dia e horário para realizar a prova. O resultado será divulgado no dia 07 de dezembro, e a confirmação de matrícula irá até o dia 14 do mesmo mês. Mais informações no site www.idor.org.