Incêndio na Índia atinge maior fabricante de vacinas do mundo
Fogo atingiu uma nova instalação que estava sendo construída para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19

 

 

Do Valor Econômico

Um incêndio atingiu nesta quinta-feira um prédio em construção no Instituto Serum, na Índia, o maior fabricante de vacinas do mundo.
Os bombeiros estavam apagando a chamas no anexo que estava sendo erguido no complexo industrial, que fica na cidade de Pune, no sul do Estado de Maharashtra. A causa do incêndio e a extensão dos danos ainda são desconhecidas.

A empresa disse que o incêndio atingiu uma nova instalação que estava sendo construída para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19 e garantir que o Instituto Serum esteja mais bem preparado para futuras pandemias.

As chamas não atingiram os demais prédios onde as vacinas estão já sendo produzidas. Um estoque de 50 milhões de doses também está intacto. Por enquanto, não há relatos de vítimas.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma enorme nuvem de fumaça saindo do prédio enquanto os bombeiros seguem trabalhando para controlar o fogo.

O Instituto Serum é um o maior fabricante de vacinas do mundo e foi contratado para produzir 1 bilhão de doses do imunizante desenvolvido pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

Como os países ricos já assinaram contratos com as principais fabricantes globais para garantir antecipadamente doses da vacina, o Instituto Serum deve produzir a maior parte dos imunizantes que será utilizada pelos países em desenvolvimento e pobres.

Apesar de não ter afetado a produção e o estoque, o incêndio pode atrapalhar os planos da empresa de ampliar a fabricação de vacinas ainda neste ano. A nova instalação era chave para que a produção passasse de 1,5 bilhão de doses para 2,5 bilhões de doses por ano ainda em 2021.