Clínica São Vicente debate tratamentos administrados durante o período pré-cirúrgico de um câncer de mama

Publicado em: 10 de julho de 2019

A Clínica São Vicente e a Oncologia D’Or promoveram no último sábado (06) o Fórum “Desafios do Tratamento Neoadjuvante em Câncer de Mama”. Coordenado pelo oncologista José Bines, o evento teve a participação de 18 palestrantes, que debateram os tratamentos administrados antes da realização do procedimento cirúrgico. No caso do câncer de mama, o tratamento neoadjuvante busca, na maioria das vezes, reduzir o tamanho do tumor para tentar evitar a retirada cirúrgica completa da mama (mastectomia).

Quando não indicar tratamento neoadjuvante, como selecionar o esquema terapêutico e como minimizar os efeitos colaterais das terapias foram alguns dos temas que debatidos ao longo do evento. O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

O fórum faz parte de uma série de encontros que a Clínica São Vicente promoverá ao longo do ano, com o objetivo de colocar em debate temas atuais para os profissionais de saúde, visando um atendimento humanizado e de qualidade para os pacientes.