Feherj contesta lei que interfere nos hospitais privados

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Feherj) entrou com uma ação no Tribunal de Justiça (TJ-RJ) contra a lei estadual n.º 7.621/2017, sancionada no dia 9 de junho pelo Governador Pezão, que impõe à rede privada o atendimento emergencial e integral a pacientes com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio, com Supra Desnivelamento do Segmento S-T (IAM CSS-T) durante as primeiras 12 (doze) horas do início dos sintomas, no âmbito do estado do Rio de Janeiro. A lei ainda prevê que “em caso de indisponibilidade de leitos nos estabelecimentos públicos de saúde ou conveniado aptos a efetuar o tratamento, o paciente será encaminhado a um estabelecimento privado mais próximo custeado pelo Poder Público”.

O presidente da Feherj, Armando Carvalho Amaral, critica o fato da lei querer repassar a rede privada uma responsabilidade que é do poder público. Ele lembra que os hospitais particulares já lidam, no dia a dia, com a realidade de decisões da Justiça que impõem atendimentos a pacientes que não encontram vaga na rede pública.

“A questão não é negar o atendimento, mas a garantia de que haverá o ressarcimento pelo custo gerado. Hoje, o que se vê são liminares que impõem o atendimento, mas que não determinam prazo para o pagamento dos gastos. Desse jeito, a lei apenas reforçará esse cenário de insegurança”, alerta Amaral, que critica o fato da Federação não ter sido ouvida em nenhum momento sobre a proposta da lei.

Na avaliação da FEHERJ, a lei apresenta vícios que a tornam inconstitucional.

“A lei cria uma nova modalidade da contratação administrativa sem observância dos preceitos do art. 37 da CF”, avalia o coordenador do Conselho Jurídico da Feherj, Bernardo Safady Kaiuca.

Kaiuca observa que a Lei ainda apresenta outros três vícios. Um deles é o fato de legislar sobre normas gerais de proteção à saúde, o que, pela Constituição, competiria à União. O texto também fere o princípio da Livre Iniciativa, bem como apresenta um vício de iniciativa.

“Uma lei que estabelece despesa para o poder público, alterando a organização do Poder Executivo, não pode ser proposta pelo Poder Legislativo, somente pode nascer em uma iniciativa do Poder Executivo”, explica. A Lei é de autoria da deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB).

Para o presidente da Feherj, a Assembleia Legislativa deveria cobrar mais eficiência na gestão dos recursos da saúde estadual e não passar de mão a responsabilidade pelo atendimento em casos graves. “Muitos hospitais estão enfrentando dificuldade para se manter sustentáveis com a crise no mercado de planos de saúde. Caso essa lei persista, vamos abrir precedentes para que outras lei semelhantes sejam propostas. Então a saída mais fácil será sempre internar na rede privada, mas quem vai arcar com os custos? Quem vai querer investir em um setor com tanta insegurança jurídica? Essa lei traça um cenário que não é nada animador para a rede privada”, alerta Amaral.

Treinamento para lideranças mostra como promover o engajamento no mundo corporativo

Os desafios de comunicação no ambiente corporativo – especialmente diante do atual cenário de transformações nos campos da economia e do trabalho – serão discutidos no workshop ‘Comunicação Colaborativa para Líderes – Módulo II’, na próxima sexta-feira, dia 7, das 9h às 18h, na Câmara de Comércio França-Brasil. O treinamento será oferecido por Marie Bendelac Ururahy e Wanda Quadra, especialistas em coaching voltado para performance, bem-estar e desenvolvimento de líderes – ambas fundadoras da empresa Be Coaching Brasil.

O cenário de crise no país vem aumentando o interesse de organizações e pessoas em ferramentas que promovam o entendimento nos ambientes corporativos, o que requer habilidades como capacidade de negociação e empatia. Segundo Marie e Wanda, de uma média de 30 inscritos no primeiro semestre de 2016, as inscrições para palestras em torno desse tema quase dobraram na segunda metade do ano passado, passando de uma média de 30 para mais de 50.

O workshop ‘Comunicação Colaborativa para Líderes’ apresentará técnicas de comunicação aplicadas em mais de 100 países – com efeitos comprovados – para estabelecer relacionamentos de confiança e aumentar a motivação e a cooperação. O objetivo do treinamento – que reúne lideranças de diferentes segmentos, como consultoria corporativa, indústria, comércio e recursos humanos – é mostrar a eficácia das ferramentas, por meio de exercícios, para estabelecer o engajamento.

Mais informações e inscrições: eventosrj@ccfb.com.br

Centro de Treinamento Edson Bueno terá tecnologia da Siemens

Claudio_lottenberg-1040
Claudio Lottenberg discursa na inauguração do Centro de Treinamento Edson Bueno

O IRCAD (Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica), centro francês de excelência para treinamentos em medicina e procedimentos de alta complexidade, firmou recentemente uma parceria com a Siemens Healthineers do Brasil para a aquisição de um equipamento na sua nova unidade no Rio de Janeiro, que foi inaugurada no último dia 30 de junho.

A Siemens fornecerá o arco cirúrgico Cios Fusion, equipamento utilizado em cirurgias de coluna, ortopédicas, de trauma, urológicas e vasculares e para o gerenciamento da dor. Contemplando diferenciais como detector digital plano, sistema avançado de imagem, gerenciamento de dose inteligente e até transmissão Wi-fi, o arco cirúrgico proporciona mais facilidade na operação, colaborando na capacitação dos profissionais de saúde. A tecnologia será utilizada para treinamentos nas mais avançadas técnicas cirúrgicas.

“A Siemens Healthineers tem uma longa parceria com o IRCAD na Europa. Expandi-la em um mercado estratégico, como o Brasil, foi um passo natural, reforçando ainda mais nosso compromisso mundial em sermos o parceiro estratégico para os provedores de saúde”, afirma Antonio Carlos Ribeiro, head da área de Advanced Therapies da Siemens Healthineers na América Latina.

O IRCAD Rio faz parte do novo Centro de Treinamento Edson Bueno, fundado pelo UnitedHealth Group Brasil. O espaço, localizado na Barra da Tijuca, permitirá que médicos de qualquer lugar do Brasil e estrangeiros tenham acesso aos treinamentos oferecidos. O instituto terá capacidade para treinar 2 mil profissionais por ano e ministrará cerca de 38 cursos em áreas como cirurgias geral, bariátrica, colorretal e ginecológica; procedimentos de cabeça e pescoço; ortopedia, radiologia e neurorradiologia intervencionista.

Antonio_Carlos_Ribeiro_wayne _huang_janet_huang_heinrich _kolem-0994
Antonio Carlos Ribeiro, Wayne Huang, Janet Huang e Heinrich Kolem

 

Ministro da Saúde Ricardo Barros, Henrique Prata, Claudio Lottenberg, Sidney Klajner e Leandro Fonseca

 

 

ONU alerta para o aumento da fome no mundo

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), fez um alerta hoje (3) na abertura de sua 40ª. Conferência, em Roma, sobre o preocupante aumento do número de pessoas com fome no mundo desde 2015, ameaçando vários anos de progresso na área. A FAO ainda não pode precisar o número exato deste acréscimo, mas indica que terá os resultados em setembro. A informação é da ONU News.

Em seu discurso na abertura da conferência, nesta segunda-feira, o diretor-geral da agência das Nações Unidas, o brasileiro José Graziano da Silva, disse que quase 60% das pessoas que passam fome no mundo vivem em áreas de conflitos e afetadas por mudanças climáticas.

Graziano contou que os 19 países em situação de crise quase sempre enfrentam também problemas com secas e/ou cheias. A FAO destacou o alto risco de fome no nordeste da Nigéria, na Somália, no Sudão do Sul e no Iêmen, com quase 20 milhões de pessoas severamente afetadas no total.

O diretor-geral da agência da ONU informou que os meios de subsistência da maioria das pessoas que vive em zonas rurais foram interrompidos e muitos ficaram sem qualquer opção a não ser migrar por causa da crise.

Segundo Graziano, o compromisso internacional para acabar com a fome é fundamental, mas a questão só será realmente resolvida quando governos transformarem as promessas em ações concretas em níveis local, regional e nacional. Ele afirmou que a paz é vital para acabar com a crise, mas quem tem fome não pode esperar a chegada da paz.

O primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, afirmou no evento que a iniciativa de Fome Zero da ONU é uma forma de se atingir a paz, a justiça, a igualdade e preservar o mundo para o futuro.
Na abertura do encontro, discursaram também o chefe do Programa Mundial de Alimentos (PMA), David Beasley, e o novo administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Achim Steiner.

A 40ª. Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação deve terminar no próximo sábado, 8 de julho. Cerca de 1,1 mil pessoas estão em Roma participando do evento, que aprovará também o novo orçamento da agência.