Há mais de 15 anos, a Vivo mobiliza anualmente milhares de colaboradores em ações de voluntariado no tradicional “Dia dos Voluntários Telefônica Vivo”, projeto que beneficia pessoas de todo o país. Este ano, com as medidas de isolamento social, a empresa reformulou a iniciativa e faz, pela primeira vez, a Semana dos Voluntários, que beneficiará 64 instituições em 50 cidades diferentes com ações de voluntariado online. No Rio, a instituição beneficiada será a Escola Municipal República de Colômbia, com 641 alunos, a maior parte residente nas comunidades de Rio das Pedras, Muzema, Tijuquinha e Morro do Banco.
Até o dia 13 de novembro, cada colaborador pode participar de até quatro ações, entre doações – de livros, objetos e campanhas de crowdfunding – e atividades de capacitação, como palestras sobre carreira, mercado de trabalho e gestão financeira; recreação, como contação de histórias, jogos online interativos e lives musicais; conteúdo, especialmente sobre comunicação e uso de redes sociais das instituições; e atividades manuais, como oficinas de brinquedos, bijuterias, que serão enviadas posteriormente às instituições. Em paralelo, algumas destas instituições também passam por reparos estruturais por parceiros contratados. Os colaboradores se dedicarão, principalmente, a instituições que atuam na área de educação, público prioritário da Fundação Telefônica Vivo, assistência social, inclusão de pessoas com deficiência e saúde.
O Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica é hoje uma das principais iniciativas de voluntariado empresarial do mundo, com mais de 39.000 participantes ativos e mais de 976.000 beneficiados. Cada país por meio de sua Fundação realiza seu próprio programa de voluntariado corporativo, levando em consideração as características e necessidades específicas de cada país, nos campos da educação e das crianças, do voluntariado digital, da inclusão social, dos cuidados com pessoas com deficiência, cuidados ambientais, cuidados de saúde, empregabilidade e empreendedorismo.
O programa acontece em 26 países onde há equipes do Grupo Telefônica. No Brasil, o principal diferencial é a estratégia de gestão do programa por meio do modelo de governança, que é formado por comitês de voluntariado, que participam de todo o processo: escolha das instituições que serão beneficiadas; definição e execução do projeto e engajamento dos demais colaboradores. Este ano, foram formados 63 comitês de voluntariado que recebem todo o suporte da Fundação ao longo de todo o ano.
No Brasil, o programa também realizou esse ano outras iniciativas que estimularam os colaboradores a realizar ações de voluntariado. Por meio do “Resgate Solidário”, os colaboradores realizaram missões no Game do Bem e, ao resgatar pontos, o prêmio digital foi convertido em doação em dinheiro para 29 instituições já apoiadas pela Fundação Telefônica Vivo, totalizando uma doação de R$ 530 mil. A plataforma Vivo Valoriza, voltada para os clientes, também esteve engajada e, por meio de troca de pontuação dos clientes, a empresa arrecadou R$ 20 mil, doados para a instituição APAE Brasil. Um grupo de voluntários também fez ligação para idosos e para jovens com deficiência, ambos de instituições já atendidas pela Fundação Telefônica Vivo, proporcionando um momento de interação social, para minimizar a solidão durante a quarentena, entre outras iniciativas.