O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), Paulo Sardinha, foi um dos entrevistados do Programa GloboNews Alexandre Garcia, que vai ao ar nesta quarta-feira (14), às 21h30. A edição vai falar sobre o impacto do desemprego entre jovens no país. Apesar da taxa de desemprego ter dado sinais de melhora nos últimos meses, entre os jovens o índice, no Brasil, atingiu sua pior marca em 27 anos. Dados apontam que, ao final de 2017, praticamente 27% dos jovens brasileiros estariam sem trabalho. O índice entre jovens é mais do que o dobro do que a taxa nacional, que está em 12,2%.
O presidente da AABRH-RJ demonstra preocupação em relação a esse cenário, pois:
– Muitos jovens estão lidando com o desemprego pela primeira vez. É uma situação que nunca enfrentaram antes, ou seja, gera dúvidas e incertezas a que não estavam acostumados.
– Muitos terão um atraso na carreira, pois deixarão de se desenvolver e ficarão defasados em comparação com os que forem contratados.
– Quando entrarem no mercado, verão pessoas da mesma idade em cargo de gerência, enquanto estarão em vagas para quem ainda tem pouca experiência.
– As empresas também sofrerão com o atraso na formação desses jovens. Quando a economia voltar a aquecer, há o risco de faltar profissionais qualificados para atender a demanda do mercado.