Da Redação
Pelo terceiro ano seguido, o Instituto Unimed, em parceria com a Federação Baiana de Judô, vai promover oficinas gratuitas de judô para crianças e adolescentes em oito municípios da Bahia. O Tour do Judô vai contemplar as cidades de Juazeiro, Ribeiro do Pombal, Simões Filho, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ilhéus e Lauro de Freitas, além de Salvador. A expectativa é beneficiar 2.400 jovens em estado de vulnerabilidade social, além de doar 800 quimonos. Poderão se inscrever crianças a partir de 06 anos e adolescentes até 18 anos. O circuito do Tour começou em março, no município de Simões Filho. Nas duas primeiras edições, a iniciativa levou a prática da arte marcial a mais 1.500 jovens.
Ortopedista e com longa experiência em medicina esportiva, o direto de Mercado da Unimed Nacional, Walter Cherubim, afirma que é um orgulho apoiar um projeto que leva para comunidades a prática de uma arte marcial que tem mais de 120 anos de história. “Apesar de ter sido criado no Japão, é um esporte de muita tradição no Brasil. Quem sabe não ajudamos a descobrir uma nova Mayra Aguiar ou um Aurélio Miguel”, destaca Walter, ao citar dois dos principais nomes da história do judô brasileiro. Ele avalia que o fato de termos as Olimpíadas de Paris neste ano, pode atrair ainda mais interessados. “O judô é uma das modalidades que mais trouxe medalhas para o nosso país. Isso deve despertar ainda mais a curiosidade pelo esporte”, prevê.
Entretanto, o diretor da Unimed ressalta que o objetivo principal do projeto é promover, através da arte marcial, o desenvolvimento físico, intelectual e mental, bem como o de competências, como disciplina, sociabilidade e responsabilidade dos jovens. “Se conseguirmos mostrar como o esporte ajuda a promover bem-estar e qualidade de vida, bem como habilidades e qualificações que serão fundamentais ao longo da vida, então teremos entregue algo que eles levarão para a vida. E nada pode ser mais gratificante do que fazer a diferença na vida de uma pessoa”, celebra.
O projeto é patrocinado através da Lei de Incentivo ao Esporte (n.º 11.438/06) e conta também com o apoio do Governo Estadual, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e das prefeituras locais.