A advogada Ana Tereza Basílio, as desembargadoras Inês da Trindade Chaves de Melo e Claudia Pires dos Santos Ferreira e o ministro do STJ Luis Felipe Salomão, participaram do seminário “Temas Atuais de Direito Processual Civil” promovido nesta sexta-feira (13) no Plenário do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), em homenagem à memória do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) José Carlos Barbosa Moreira, falecido em agosto do ano passado, promovidas. A programação foi organizada pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e pela Escola Nacional da Magistratura (ENM).
Procurador do Estado, desembargador do TJRJ e professor titular de Direito Processual da Universidade do Estado o Rio de Janeiro (Uerj), Barbosa Moreira faleceu em agosto do ano passado, aos 85 anos.
Carioca da Tijuca, Zona Norte do Rio, ele era filho de professores e dedicou quase 30 anos de sua vida aos alunos de Direito. Na juventude, queria ser diplomata, mas se apaixonou pelo Direito desde o início da faculdade, em 1950. Doze anos depois, passava em primeiro lugar no primeiro concurso para a Procuradoria do então Estado da Guanabara, onde trabalhou por 15 anos.
Considerado por muitos como um dos maiores processualistas do Brasil, Barbosa Moreira deixou um legado que se perpetuará por meio das suas obras acadêmicas, dentre elas: “Litisconsórcio unitário”, “Questões prejudiciais e coisa julgada”, “Comentários ao Código de Processo Civil”, “O Novo Processo Civil Brasileiro” e “Temas de Direito Processual Civil”.