Atenção à saúde na hora de aproveitar o Carnaval

Chega o carnaval e todo mundo quer colocar o seu bloco na rua, mas para não deixar o samba atravessar e acabar vendo a festa do Momo pela televisão, ou, pior ainda, em uma emergência de um hospital, é importante prestar atenção no que se come, bebe e veste.

“Desidratação, infecção intestinal e  uso abusivo de álcool são os principais vilões do carnaval. O folião tem que brincar, mas com responsabilidade. É extremamente comum, nesta época, você encontrar nas emergências dos hospitais jovens e adultos com problemas decorrentes da ingestão excessiva de álcool, que, eventualmente, acarretam graves problemas de saúde”, alerta o especialista em medicina preventiva e diretor médico da Med-Rio Check-Up, Gilberto Ururahy.

E para garantir um carnaval com muita animação e saúde, Gilberto aponta algumas dicas que devem estar no samba-enredo de todo folião.

Alimentação equilibrada

Para manter a energia e a saúde, é preciso tomar cuidado com a alimentação. Prefira refeições leves, que facilitem a digestão, e evite alimentos ricos em gorduras e sal. Cuidado principalmente com alimentos expostos à temperatura ambiente durante longo período. Para quem vai encarar a maratona de blocos de rua, é fundamental evitar ficar mais de 4 horas sem se alimentar durante a folia.

Descanse
Antes de ir para a folia procure dormir bem, lembre-se que o organismo precisa de 6 a 8 horas de sono por dia. Se você abusar seu corpo vai dar sinal de cansaço e até esgotamento.

Hidratação
Antes de sair para a festa de carnaval faça uma boa hidratação com o consumo de água e sucos naturais. Durante a folia não descuide e siga ingerindo água, sucos e água de coco. Para quem exagerar no consumo de bebida alcóolica, a hidratação ajuda a reduzir os efeitos da ressaca.

Alerta aos sedentários

Acompanhar as centenas de blocos de rua que alegram o carnaval do Rio exige condicionamento físico. Quem é sedentário corre o risco de não suportar o desgaste, o que pode comprometer a saúde e ocasionar lesões. Respeite o limite do seu corpo.

Sol
Tenha cuidado com a exposição demasiada ao sol. Use camiseta, chapéu e protetor solar.

Roupas leves

Não se esqueça que é verão no Rio. Por isso opte por roupas leves e em que se sinta confortável. Conforto também deve ser prioridade nos calçados, para evitar lesões nos pés e nas pernas.