Caixa de autoatendimento promete diminuir filas em supermercados

Os caixas de autoatendimento vêm se tornando uma alternativa cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas. Bancos, cinemas e lanchonetes são alguns dos espaços em que a tecnologia já está consolidada. Agora, os supermercados também vêm incorporando o equipamento em seus estabelecimentos. A rede Prezunic, por exemplo, recém-instalou seus primeiros caixas autiomáticos em sua unidade de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. De fácil utilização, o equipamento oferece autonomia completa ao permitir que o cliente faça todos os passos da compra sozinho, de forma intuitiva e ágil.

As quatro máquinas instaladas em Botafogo são ideais para compras pequenas. A expectativa é a de redução do tempo de espera na fila em cerca de 50%. O equipamento aceita pagamentos por meio de cartão de débito ou crédito e resgate de pontos Dotz. Clientes com compras de maior volume também serão beneficiados, já que haverá uma liberação maior dos caixas tradicionais para quem costuma comprar grandes quantidades de itens

A novidade, de acordo com o diretor-geral do Prezunic, Paulo Drago, atende a uma demanda dos próprios clientes.

“O self checkout é um anseio do cliente, que deseja mais agilidade e autonomia. Nosso objetivo, com a adoção desse equipamento, é melhorar a experiência de compra na loja, proporcionando mais rapidez e independência, principalmente para quem realiza pequenas compras e, às vezes, deixa de ir ao supermercado por causa do tempo que seria gasto. Além disso, os consumidores mais tecnológicos vão gostar de ter acesso a essa novidade, ainda mais por ajudar a reduzir o tempo de fila. Todos os investimentos para diminuir esse entrave são bem-vindos pelos clientes”, afirma Paulo Drago.