As epidemias do mundo moderno, como o sedentarismo, a obesidade e o estresse, produzem efeito direto sobre a economia. Somente a inatividade física gera um custo, em todo o mundo, de mais de US$ 60 bilhões por ano, com gastos em tratamento e perda de produtividade. Esse cenário, somado a uma longevidade cada vez maior e custos assistenciais que crescem em função da prevalência das doenças crônicas na população, exige das organizações um acompanhamento ativo da saúde dos colaboradores.
Com a finalidade de evidenciar aos profissionais de RH que ampliar estrategicamente o bem-estar dos funcionários é um diferencial competitivo, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) realiza o I Fórum de Saúde, amanhã e terça-feira (11 e 12), na FIRJAN.
Para o diretor técnico e de produtos da Bradesco Saúde, Flavio Bitter, que será um dos palestrantes do segundo dia do evento, as empresas precisam desenvolver ações de prevenção, que resultem, por exemplo, na mudança cultural do uso do plano de saúde. Atualmente, o benefício está entre os três maiores desejos do brasileiro, porém costuma ser o segundo item de maior custo para o RH.
Em muitas empresas, o plano responde por cerca de 12% da folha de pagamento. Nesse sentido, Bitter explica que a empresa tem oferecido uma grande quantidade estruturada de informações e serviços que permitem uma melhor gestão do benefício pelas áreas de RH. “Um bom exemplo é o programa ‘Juntos pela Saúde’. Com base em estudos para identificação de riscos de agravo à saúde, nós analisamos o desenho do benefício da empresa, os diagnósticos e o risco populacional”, relata.
A partir dos resultados, faz-se uso das ferramentas do programa, tais como screenings (exames de glicemia, colesterol, medições de pés e pressão arterial) e questionários de avaliação dos segurados. Com isso, é possível indicar ações de prevenção e educação, que vão desde a entrega de material explicativo e realização de palestras até a elaboração de programas específicos de gestão de doença.
O Fórum está dividido em oito mesas (a programação completa está no site) e conta com o patrocínio da Bradesco Seguros e do Med-Rio Check Up, além do apoio da FIRJAN, da Gympass e da Healthbit.
*Matéria publicada na coluna Gestão de Pessoas, da ABRH-RJ