A sociedade do Século XXI é uma sociedade do desempenho, na qual todos querem ser diferentes uns dos outros, o que exige “produzir a si mesmo”. Essa teoria do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han será tema de curso na Casa do Saber Rio, entre os dias 4 e 25 de junho. O filósofo Leandro Chevitarese explica as imposições dessa sociedade, em que as pessoas se vendem como autênticas e agem como empresários de si próprios. Segundo ele, nessa vontade de ser diferente, prossegue o igual. O sistema só permite que existam “diferenças comercializáveis”.
Em resumo, estes são tempos de autoexploração. “Vive-se com a angústia de não estar fazendo tudo o que poderia ser feito. Se você não é um vencedor, a culpa é sua”, explica Han. Nessa busca, os resultados podem ser desastrosos: depressão, burnout, hiperatividade e ansiedade.
O curso aborda as transformações que marcam a sociedade contemporânea, incluindo o enfraquecimento das instituições tradicionais, as mudanças no capitalismo, a comunicação digital, as redes sociais e as novas formas virtuais de sociabilidade e de trabalho.
AULAS
- 4 de junho / A Sociedade do Desempenho e seus sintomas: depressão, burnout, hiperatividade e ansiedade
- 11 de junho / A Sociedade da Transparência: máxima visibilidade e vigilância
- 18 de junho / As novas formas de comunicação, sociabilidade, trabalho e política da Era Digital
- 25 de junho / Uma pedagogia do ver e a revitalização do Eros como antídotos ao “mero viver”
SERVIÇO
Sociedade do Desempenho: uma reflexão sobre os desafios da Era Digital
Local: Casa do Saber Rio
Dias: 4, 11, 18 e 25 de junho (terça-feira)
Horário: das 19h30 às 21h30
Endereço: Shopping Leblon. Av. Afrânio de Melo Franco 290/ 101 – 1º piso
Valor de investimento: R$ 480
Inscrições: https://rj.casadosaber.com.br/cursos/sociedade-do-desempenho-uma-reflexao-sobre-os-desafios-da-era-digital/mais-informacoes