Columbia Global Center Rio abre inscrições para formação de lideranças femininas na Universidade de Columbia, em Nova York
Programa Columbia Women’s Leadership Network in Brazil vai oferecer seis bolsas de estudos integrais para mulheres negras e indígenas

 

Turma do Columbia Women’s Leadership Network in Brazil: novas lideranças em formação

Da Redação

O Columbia Global Center Rio – um dos 11 centros globais de estudos, pesquisas e incentivos acadêmicos da Universidade de Columbia – abriu inscrições para a sexta edição do Columbia Women’s Leadership Network in Brazil, iniciativa voltada para a formação de lideranças femininas. Através de uma campanha online e com o aporte financeiro de patrocinadores, o Columbia Global Center arrecadou o valor referente a seis bolsas de estudos para mulheres negras e indígenas, que participarão gratuitamente do programa de treinamento.

 O subsídio inclui passagens de avião, alimentação e hospedagem em Nova York, entre outras despesas. O Columbia Women’s Leadership Network in Brazil seleciona a cada ano profissionais de nível médio-sênior com o objetivo de desenvolver uma rede de mulheres que contribuirão para a transformação do Brasil. O programa consiste em seis módulos que incluem treinamentos estratégicos, ações de networking, mesas redondas, seminários, gestão de projetos, sessões de mentoria e, por fim, um seminário de apresentação dos resultados dos Projetos Finais.

 Aproveitando os talentos e a excelência acadêmica da Universidade de Columbia, cada turma é formada por mulheres atuantes na gestão pública, no setor privado e no terceiro setor em diversas regiões do Brasil. Essas profissionais participam de aulas e atividades no Brasil e no campus da Universidade de Columbia, em Nova York.

O Columbia Women’s Leadership Network in Brazil teve início em 2018 e já beneficiou mais de 200 mulheres. O processo seletivo para o programa busca, anualmente, brasileiras reconhecidas em seus territórios e segmentos por suas trajetórias relevantes. A turma de 2024, que recebeu mais de 400 inscrições, foi a primeira a trabalhar uma lente antirracista já em sua formação. Em 2025, o tema será potencializado entre diversas outras abordagens durante os seis módulos que compõem o programa, sendo cinco deles no Brasil e um em Nova York, com duração de uma semana.

“Nosso programa oferece mais do que conhecimento técnico. Buscamos apoiar mulheres no desenvolvimento de habilidades cruciais para a boa liderança. Ao longo dos módulos, trabalhamos desde comunicação efetiva e pensamento crítico até inovação e boas práticas para redução de desigualdades. Tudo isso em rede, juntando mulheres com trajetórias e histórias diferentes em um mesmo grupo dedicado ao fortalecimento mútuo”, explica Deborah Lourenço, coordenadora do programa.

O programa conta com o apoio da Americanas, Fundação Lemann, República.org e Fundação Tide Setubal. Todas as atividades são supervisionadas pelo Columbia Global Center Rio de Janeiro, incluindo a coordenação acadêmica e gestão local do programa, em estreita colaboração com professores e escolas da Universidade de Columbia, como o Teachers College, instituição parceira desde a edição de 2024.

O programa vai além de simplesmente reunir mulheres líderes. Busca estimular comportamentos voltados para a mudança da cultura institucional de órgãos públicos e privados, com foco na gestão do capital humano. A ideia é reunir mulheres com alto potencial de transformação, que terão a oportunidade de debater os principais desafios estratégicos das gestões privadas e públicas na atualidade.

REGULAMENTO

Serão selecionadas até 30 participantes de diferentes setores e áreas de especialidade. O objetivo do comitê de seleção é constituir uma turma que, além de refletir diversidade de setores, jornadas profissionais e trajetórias pessoais, reflita também a diversidade étnico-racial e regional do país. Na primeira etapa, cada candidata deverá submeter sua inscrição, acompanhada da documentação requerida.

Após o envio da documentação, o comitê de seleção do Columbia Women’s Leadership Network fará a triagem das candidaturas. As finalistas serão convidadas para uma entrevista online, que será gravada.  Ao final do período de entrevistas, o comitê deliberará e chegará à seleção final de 30 participantes. Uma vez comunicadas sobre o resultado da seleção, as aprovadas terão 2 semanas para confirmar sua disposição em participar do programa.

Prazos e Candidatura

O prazo para inscrições é até 23:59 do dia 27 de outubro de 2024. As candidatas serão informadas do resultado de sua candidatura até o dia 26 de novembro de 2024. As aprovadas deverão confirmar sua matrícula até 10 de dezembro de 2024.

Pré-requisitos

1. Identificar-se como mulher;

2. Ter concluído nível superior de ensino;

3. Ter pelo menos três anos de experiência em cargo de gestão no setor público, privado ou terceiro setor;

4. Exercer cargo de gestão;

5. Ter conhecimento de Inglês

Processo de candidatura

Para se candidatar, é necessário ler o edital disponível no site https://globalcenters.columbia.edu/content/cohort-2025, preparar os documentos solicitados e completar o formulário de inscrição no link Link