Do Brazil Economy
Estudo da Gartner aponta que, até o ano que vem, 75% dos dados empresariais serão gerados fora dos datacenters. Com isso, cresce a demanda por armazenamento privado. A Lenovo, fabricante chinesa de dispositivos tecnológicos, observa essa tendência desde 2018, quando estava na 8ª colocação em market share de storage no segmento de entrada brasileiro. Hoje, é a segunda no ranking. O plano é liderar esse nicho em 2027. Para isso, vai avançar em marketing, novos canais de vendas e, principalmente, na fabricação local de equipamentos. A partir do dia 15, a companhia começa a produzir a matriz de armazenamento modelo ThinkSystem DE Series em sua planta de Indaiatuba (SP), onde já fabrica tablets e notebooks.
Erick Pascoalato, general manager de infraestrutura da Lenovo Brasil, ressaltou que o aumento do portfólio de produtos locais é um movimento estratégico para ampliar a presença no País, gerar valor na cadeia e acelerar o desenvolvimento de competências nacionais.
“Produção local visa ao fortalecimento da operação nacional, reduz custos logísticos e gera capacidade de atendimento ao segmento de PMEs (pequenas e médias empresas) e também às grandes. Podemos chegar na inferência da Inteligência Artificial para esses clientes”, disse o executivo. “Ganhamos em competitividade, ganhamos em tempo de entrega e ganhamos em preço.”
O ThinkSystem DE Series é a linha de armazenamento líder na América Latina para o segmento entry level. Neste primeiro momento, as máquinas produzidas em Indaiatuba são destinadas apenas ao mercado nacional. Atendem desde cargas de trabalho críticas até aplicações de backup e streaming de mídia.
O modelo tem três vezes mais desempenho do que a geração anterior, é modular, escalável, fácil de instalar e configurar, e tem sete anos de garantia. Pode chegar a até 8 petabytes. “Para se ter ideia da capacidade, 1 petabyte armazena mais de 300 milhões de músicas em MP3. É muita informação”, disse Marcos Café, diretor de Soluções de Data Storage para a América Latina da Lenovo.
“Com a nossa estratégia de negócios dedicada a PMEs, permitimos que as companhias comecem com um modelo mais básico e depois escalem para soluções mais robustas”, complementou.
Matéria completa em De olho na liderança de um mercado de R$ 1,7 bi, Lenovo inicia produção de storage | Brazil Economy.