Já imaginou ser o gênio da lâmpada na vida de alguém e poder atender a um pedido especial? O Hospital Unimed Volta Redonda topou e nesta sexta-feira (5), com o apoio de colaboradores e cooperados a unidade incorporou esse gênio e realizou a ação Dia do Desejo, com muita energia. Sete pacientes internados foram surpreendidos ao verem seus desejos realizados.
Durante duas semanas, as equipes internas de enfermagem e psicologia fizeram uma escuta ativa com estes clientes para tentar entender o que eles mais sentiam falta naquele momento de internação. O que mais apareceu nessas conversas foi o desejo de saborear a comida preferida. Rapidamente, estes colaboradores se mobilizaram verificando as possibilidades clínicas e após autorização médica levaram os pedidos para a equipe de Nutrição. Carne seca com jiló, risoto de camarão, torta alemã, bolo de chocolate, bacalhau, angu e até um X-tudo foram alguns dos itens que formaram o cardápio, elaborado pela equipe do hospital, sem que os pacientes soubessem.
Dentre os pacientes ouvidos também estão 02 jovens em tratamento. Matheus (18), que trata uma leucemia e Henrique (19), que acaba de passar por um transplante de medula óssea no Hospital. Ambos estão com restrição alimentar e os desejos apontados por eles foram assistir a um jogo de futebol do time do coração e jogar videogame, respectivamente. Toda a equipe envolvida no atendimento a estes pacientes se mobilizou para criar a atmosfera de jogos e games e proporcionar aos pacientes um momento especial.
“Ações como essa fazem parte do nosso dia a dia. Para nós cuidar é um compromisso que vai além da assistência médica. É se colocar no lugar do outro e olhar para a necessidade de cada paciente colaborando para uma melhor experiência”, afirmou o diretor técnico do Hospital Unimed Volta Redonda, Vitorio Moscon Puntel.
O Dia D
O Hospital trabalha com o conceito de confort food, a comida que alimenta e dá conforto. Fortalecendo essa ideia foi ofertado aos 05 pacientes de longa permanência o alimento desejado em um formato especial. Inspirado pela entrega delivery (fotos), os clientes foram surpreendidos ao receber a refeição desejada na companhia de seu familiar e acompanhante. “Cuidar de quem a gente ama não tem preço. E mãe é o nosso porto seguro. Fico muito feliz de estar com a minha mãe hoje e ver este cuidado com ela”, comentou Angela Rodrigues, filha da paciente Adelia, que saboreou bolo de chocolate e caqui. Dona Adelia teve alta na mesma manhã.
Para o Matheus, a surpresa foi chegar ao quarto e encontrar cartazes colados na parede com os dizeres “Torcida do Matheus”, a entrega de uma blusa do time do coração personalizada com o nome dele e assistir ao jogo em uma TV maior, com direito a pipoca. Tudo isso para criar uma atmosfera próxima a de um estádio, local aonde ele desejava estar para assistir ao jogo. O clima foi de muita emoção e energia. “A palavra é gratidão. Somos de Campos e quando chegamos aqui em uma cidade diferente, em um Hospital que não conhecíamos ficamos apreensivos. Fomos tão bem acolhidos por toda a equipe e pelos médicos, que meu filho diz se sentir em casa. Esse carinho não tem preço e vamos levar para sempre. É isso que vem nos fortalecendo”, reforçou Elisangela Morgade, mãe do Matheus. Amanhã (6), Matheus comemora 19 anos.
Já o Henrique, paciente encaminhado pela Unimed Noroeste para transplante no Hospital de Volta Redonda, foi surpreendido pelo aparelho de videogame no quarto podendo jogar durante todo o final de semana. O videogame faz parte do dia a dia do adolescente em seus momentos de lazer. E pensando em aproximar o ambiente hospitalar da rotina familiar o Hospital investe em ações de hospitalidade, como essa.