Diretor-médico da Med-Rio Check-up toma posse como conselheiro estratégico da ABRH-Brasil

Gilberto Ururahy reduzida
Gilberto alerta para o desafio de controlar os custos com planos de saúde

O diretor médico da Med-Rio Check Up, Gilberto Ururahy, tomou posse como conselheiro estratégico da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil). Um dos principais especialistas em medicina preventiva do país, Gilberto adianta que pretende trabalhar dentro da Associação questões como compliance na saúde, Lei Geral da Proteção de Dados e os desafios para o RH na gestão de saúde, principalmente na questão do controle de custos.

“A gestão de saúde precisa ser prioridade nas organizações. Hoje, o plano de saúde é o segundo maior custo de uma empresa. Há casos em que o benefício chega a responder por até 30% da folha de pagamento. É um benefício valorizado, mas também representa um alto gasto”, avalia o diretor médico da Med-Rio.

Para Gilberto, a melhor forma de equilibrar essa balança é orientar o funcionário a ser responsável pela própria saúde. “A partir da medicina preventiva é muito mais fácil gerenciar a saúde do indivíduo do que tentar fazer isso quando a pessoa está internada”, observa o conselheiro da ABRH-Brasil.

Entretanto, o brasileiro, de uma forma geral, tem hábitos nada saudáveis. Prova disso é que mais da metade da população está acima do peso, quase 60% não pratica atividades físicas e 25% convive com insônia. Ele explica que melhorar a saúde depende da gestão adequada de quatro instâncias: a pessoal, a profissional, a física e a emocional. “73% das doenças têm relação com o estilo de vida, e a genética entra com apenas 17% nessa conta. Acredito que posso usar a minha experiência, de quem há 29 anos trabalha com medicina preventiva, para ajudar na elaboração de projetos voltados para a área de RH”, relata.

O diretor médico da Med-Rio observa, por exemplo, que, em muitos casos, as organizações contratam serviços de saúde sem o cuidado necessário, o que acaba impedindo que se tenha o resultado adequado e satisfatório para os usuários desses serviços e para empresa contratante no que tange a qualidade, inovação e segurança.