
Da Redação
Conforme o número de casos de Covid-19 vai diminuindo, as pessoas se sentem mais seguras de retomar a sua rotina. Prova disso é que a MedRio Check-up vem registrando, desde junho, aumento no número de atendimentos. Somente na primeira semana de agosto, a demanda foi 20% maior do que a da última de julho.
De acordo com o diretor médico da MedRio, Gilberto Ururahy, as empresas estão preocupadas com o impacto do isolamento nos funcionários e têm investido, nesta retomada, na realização dos exames preventivos. Levantamento da clínica com o público que realizou check-up no primeiro semestre mostrou um cenário crítico, que comprova os efeitos da quarentena na saúde das pessoas.
Por exemplo, 35% da população examinada estava com esteatose hepática, normalmente gira em torno de 20%. Foi registrado 12% de burnout entre os executivos, quando a média costuma ficar em 5%. A taxa de diabetes passou de 7% para 10% e a de hipertensão foi de 18% para 31%. Também chamou a atenção o elevado percentual de pessoas com mal colesterol (70%), 20 pontos percentuais acima do que foi registrado em 2019.