As instabilidades do mundo contemporâneo em todas as áreas e, particularmente no Brasil, o persistente cenário de crise que abalou instituições e empresas vêm aumentando o interesse de organizações e pessoas em conhecimentos que levem ao entendimento – tanto em ambientes corporativos quanto no plano pessoal. É nesse contexto que entra a Comunicação Não-Violenta (CNV), ferramenta desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg que será tema de palestra, no próximo dia 25, na Casa do Saber. O tema será apresentado por Marie Bendelac Ururahy, sócia e cofundadora da Be Coaching Brasil, com formação em Harvard nessa área.
Aplicada em mais de 100 países, a CNV é oportuníssima em momentos como o atual, em que as turbulências sociais, econômicas e políticas agem como potencializadores do estresse coletivo e individual. Tudo começou nos anos 60, quando Rosenberg trabalhava como orientador educacional em escolas e universidades dos EUA que aboliam a segregação racial. Em meio às tensões do período, ele conduziu um processo de transição pacífica, por meio de arbitragem e de técnicas comunicativas.
Dados de pesquisa realizada pelo especialista em Neurociência e Neuroeconomia Paul Zak – publicados na revista Harvard Business Review em janeiro deste ano – mostram que funcionários das empresas que estimulam a confiança no trabalho são 50% mais produtivos, 74% menos estressados e 76% mais engajados. Já segundo o Gallup Institute, as organizações nas quais o engajamento de pessoas é maior são 22% mais lucrativas e 21% mais produtivas.
Também especialista em coaching voltado para a performance e o bem-estar, Marie explica que a CNV contribui para estabelecer a confiança e o engajamento por meio de habilidades como empatia, negociação e escuta. “As distâncias entre as formas de se comunicar e receber informações precisam ser abreviadas, a fim de facilitar relações, beneficiar o trabalho, a construção de ideias e os negócios”, diz. O conhecimento interessa a líderes, executivos, gestores de recursos humanos, pessoas que trabalham com o público em geral ou qualquer um que precise se comunicar de forma eficaz.
A palestra apresentará técnicas de comunicação aplicadas em mais de 100 países – com efeitos comprovados – para estabelecer relacionamentos de confiança, aumentar a motivação e a cooperação. “Somente dessa forma, é possível alcançar melhores resultados, um ambiente de trabalho mais harmonioso e assegurar não só a sobrevivência, mas a expansão dos negócios”, ressalta Marie.
Serviço:
Comunicação Não-Violenta: o que isso tem a ver com o mundo corporativo?
Onde e quando: Casa do Saber – dia 25 de julho, terça-feira, das 13h às 14h30
Endereço: Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco 290 lj. 101, 1º piso
Valor de investimento: R$ 150
Mais informações e inscrições: http://rj.casadosaber.com.br/cursos/comunicacao-nao-violenta-o-que-isso-tem-a-ver-com-o-mundo-corporativo/mais-informacoes