Endoscopia
Coluna assinada por Claudio Rufino Gomes Júnior, coordenador do serviço de endoscopia do Hospital e Maternidade Ribeirão Pires - Rede D'Or

(Imagem: Freepik)

Publicado no jornal Diário do Grande ABC.

O que é endoscopia?

A endoscopia digestiva alta é o exame do trato digestivo alto, onde o esôfago, estômago e parte do duodeno são visualizados diretamente, através de um aparelho chamado videoendoscópio, que possibilita também fotografar e filmar as partes examinadas.

Para que serve a endoscopia?

Podemos dividir os exames endoscópicos em diagnósticos e terapêuticos. A investigação de diferentes sinais e sintomas apresentados pelo paciente, por meio do exame direto da mucosa, é função da parte diagnóstica. A endoscopia terapêutica permite tratar endoscopicamente algumas doenças, como retirada de tumores e dilatação de segmentos que apresentam diminuição do seu calibre. Também atua em casos urgentes, permitindo a remoção de corpo estranho, que ocorre muito em crianças, e no tratamento de sangramentos digestivos. Essa parte terapêutica tem crescido bastante, substituindo inclusive alguns procedimentos cirúrgicos, como no caso da gastrostomia (colocação de sonda para alimentação) e também no auxílio da perda de peso, com a implantação de balões intragástricos e a realização de gastroplastia endoscópica (redução do estômago).

Como é o preparo da endoscopia?

O preparo é simples, consistindo no jejum absoluto de cerca de oito horas. Entretanto, vale lembrar que os pacientes que utilizam alguns medicamentos para controle da diabetes e do peso, como a semaglutida e liraglutida, possuem um esvaziamento gástrico mais lento. Neste caso, há a necessidade de jejum maior, sendo esta condição comunicada na marcação do exame.

Quais as principais doenças que podem ser de-tectadas com o exame?

Inflamações como esofagite, gastrite e úlceras. A evolução dos aparelhos permite também o diagnóstico de tumores nos seus estágios iniciais, possibilitando a retirada destas lesões antes da fase avançada.

A endoscopia é segura? Existem contraindicações?

Sim, é um exame seguro. Porém, devemos lembrar que, na grande maioria das vezes, o exame é realizado com sedativo endovenoso. Portanto, sempre temos que verificar antecipadamente se o paciente possui condições clínicas para receber a sedação para que não ocorram eventuais complicações. As contraindicações são poucas nos exames diagnósticos de rotina. Pacientes com alterações cardiopulmonares importantes, por exemplo, devem possuir liberação do seu médico.

Quais são os diferenciais do Hospital e Maternidade Ribeirão Pires para a realização do exame?

Possuímos um setor de endoscopia amplo, com profissionais experientes e capacitados, onde todos os exames são realizados com o acompanhamento de médico anestesiologista. Desta maneira, há a diminuição de riscos eventuais, permitindo assim a realização de exames e procedimentos diversos que não podem ser efetuados em clínicas ou hospitais de menor estrutura.
Além disso, contamos com vários aparelhos no setor, seguindo os principais protocolos para desinfecção.