A gestão de conflitos no meio corporativo exige ferramentas que estimulem valores como empatia, tolerância e respeito mútuo. Uma delas é a Comunicação Não-Violenta (CNV), utilizada em mais de 100 países, que ajuda a aplacar tensões no ambiente de trabalho, além de incentivar o engajamento de colaboradores. Esse tema será abordado por Marie Bendelac Ururahy, sócia-fundadora da Be Coaching, durante ciclo de palestras promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil, no próximo dia 28.
O ciclo “Diversidade e Recursos Humanos: Uma Questão Estratégica” vai abordar uma série de temas pertinentes ao ambiente profissional, entre eles a gestão de conflitos. A tensão no ambiente de trabalho, aliada às turbulências sociais e econômicas do dia-a-dia, vêm despertando o interesse de empresas por métodos que facilitem o entendimento e o clima de harmonia entre funcionários e gestores. É nesse contexto que entra a CNV, ferramenta criada pelo americano Marshall Rosenberg.
A Comunicação Não-Violenta ganhou visibilidade no Brasil devido aos problemas sociais, econômicos e políticos que potencializam o estresse coletivo e individual. Nesse cenário, empatia e uma comunicação eficaz ajudam a solucionar problemas decorrentes de bullying e assédio moral, por exemplo.
“A CNV tem revolucionado os padrões de relacionamento em diversos países e vem despertando atenção cada vez maior no Brasil. Ela é útil tanto nos ambientes corporativos e institucionais, quanto em escolas e repartições públicas. Até as Nações Unidas já empregaram o conceito”, explica Marie, especialista no tema e cofundadora da Be Coaching Brasil, consultoria especializada em comportamento Wellness Coaching e treinamento executivo.
Um dos principais agentes dessa transformação é o nível interno de confiança no ambiente corporativo. Pesquisa feita pelo especialista em Neurociência e Neuroeconomia Paul Zak – publicada na revista Harvard Business Review – mostra que funcionários das empresas que estimulam a confiança no trabalho são 50% mais produtivos, 74% menos estressados e 76% mais engajados.
Já o Instituto Gallup revela que organizações nas quais o comprometimento de pessoas é maior são 22% mais lucrativas, 21% mais produtivas e têm índice de absenteísmo 37% menor em relação às que têm menor índice de engajamento. Mas, para tanto, é preciso um bom ambiente de trabalho. Empatia, parceria e comunicação eficaz são capazes de evitar muitos desses problemas, segundo os princípios da CNV.