Exemplo olímpico para a saúde

armando2
Armando Carvalho Amaral é presidente da Federação dos Hospitais do Estado do RJ (Feherj)

Tanto é que passou despercebida a notícia de que o diretor médico do Comitê Olímpico Internacional (COI), Richard Budgett, elogiou o atendimento médico prestado durante os Jogos Olímpicos do Rio. Antes do início dos Jogos, porém, diversas reportagens apontavam o medo de epidemias de dengue e zika ou o risco de atletas se contaminarem nas águas da Baía de Guanabara. Até mesmo a capacidade de atendimento da rede hospitalar foi questionada.

Mas qual foi o resultado final? Cadê a epidemia tão alardeada? Houve algum atleta intoxicado? E a reclamação sobre a qualidade de nossos hospitais? Entretanto, o sucesso do planejamento que envolveu as esferas municipal, estadual e federal, além da participação da rede privada não recebeu quase nenhum destaque.

O sucesso do planejamento para os Jogos não apaga o fato de termos gargalos. É fato, por exemplo, que a disponibilidade de leitos no Brasil está aquém da orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A média no país, considerando tanto a estrutura do SUS quanto a dos hospitais privados é de 2,4 leitos / 1.000 habitantes. O índice preconizado pela OMS é de 3 a 5 leitos para cada mil habitantes. Mas por que não houve destaque para o que deu certo?

Será que não teria sido interessante entrevistar os médicos das delegações para ouvir a avaliação deles sobre a estrutura médica que encontraram no Rio? A população não teve como saber, por exemplo, que todos exaltaram o Americas Medical City, complexo hospitalar privado que foi referência para o atendimento de atletas e delegações. Todos os médicos que visitaram a primeira cidade médica da América Latina ficaram impressionados com a estrutura e a qualidade do atendimento. O que reforça o papel que as parcerias público-privadas podem ter para que a população tenha acesso a uma gama maior de serviços médicos.

A verdade é que nenhum dos dois braços tem a capacidade por si só de suprir a atual demanda, mas o exemplo da Rio 2016 mostra que se os dois setores trabalharem em conjunto as soluções surgirão mais facilmente. Por sinal, as campanhas para as eleições municipais serão uma excelente oportunidade para ver quais são as soluções que nossos políticos têm para os problemas da saúde. Vamos poder avaliar quem vai aprender com a experiência dos Jogos e quem persistirá com ideias retrógradas e que não contribuem para o avanço do país.

Seine messverfahren waren vorbild für die feldmessmethoden der römischen landvermesser, die mit den eroberungsheeren unterwegs waren und eine weltkarte des römischen weltreiches mit erstaunlich referat schreiben lassen genauen entfernungsangaben fertigten.