Nos dias 14 e 15 de outubro, São Paulo será a capital latinoamericana das finanças sustentáveis. Ao longo dos dois dias, a capital paulista sediará a edição de 2019 da Mesa Redonda Regional de Finanças Sustentáveis para a América Latina e Caribe. O evento é uma iniciativa da UNEP, programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente em parceria com a FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos.
O encontro terá palestras e painéis sobre os principais desafios para o desenvolvimento das finanças sustentáveis na América Latina e Caribe, bem como as oportunidades de negócio trazidas pela economia de baixo carbono. As discussões abordarão vários aspectos da sustentabilidade, dentre os quais: integração de riscos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) nas análises de crédito, investimento e seguros, o desenvolvimento do mercado regional de títulos verdes, a importância da regulação na criação de uma economia sustentável e o impacto da adesão das instituições financeiras aos Princípios para Responsabilidade Bancária das Nações Unidas.
Entre os participantes do evento estão nomes importantes do setor financeiro nacional e internacional, como o líder da UNEP FI, Eric Usher, o secretário executivo do Banco Central, Adalberto Felinto, o presidente da FEBRABAN, Murilo Portugal, os CEOs dos bancos Bradesco, Octavio de Lazari, e Itaú Unibanco, Candido Bracher, Jean Pierre Dupui, vice-presidente executivo de Corporate e Investment Banking do Santander Brasil, a vice-presidente executivo da bolsa de valores do Panamá, Olga Cantillo, a líder de Mercados Financeiros e Mudanças Climáticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Maria Netto, e a diretora de Sustentabilidade da B3 e presidente do Pacto Global da ONU no Brasil, Sonia Favaretto.
O encontro também contará com a participação de representantes de governos da América Latina, como o Ministro da Economia do Chile, Joaquim Guajardo, o ministro do Meio Ambiente do Chile, Alfonso Galarce Jaramillo, a representantes da autoridade financeira da Colômbia, Mariana Escobar, e Gema Sacristan, CIO do BID Invest.
Princípios de Responsabilidade Bancária
No dia 22 de setembro, foram lançados os Princípios para Responsabilidade Bancária. Esses princípios foram projetados para orientar os bancos a alinharem estrategicamente seus negócios com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de outras estruturas internacionais, regionais e nacionais. Os princípios já foram firmados por mais de 131 instituições do setor financeiro ao redor do mundo, 22 na América Latina, totalizando US$ 47 trilhões em ativos.
Durante evento, os bancos signatários terão acesso em primeira mão a um guia completo para a implementação dos princípios e duas novas ferramentas relacionadas ao assunto. A primeira contribuiu com o processo de identificação dos impactos relevantes dos portfolios dos bancos para que assim possam definir suas próprias metas. A segunda é focada na identificação, análise e monitoramento dos impactos dos portfolios corporativos de crédito e investimento.