Há muitos neologismos e hashtags da vez, mas nunca se conjugou tanto o verbo adaptar como nos últimos tempos. Diante de vários feriados prolongados, Copa do Mundo, eleições presidenciais e suas possíveis consequências na economia, ser empresário no Brasil é estar sempre ajustando (no gerúndio mesmo) as velas e se lembrar de que anos atípicos e todos os seus movimentos sempre existiram.
A realidade também vale para o universo das feiras de negócios. Mover visitantes de suas tarefas diárias para os pavilhões é um desafio cada vez maior para os eventos, que trabalham para se tornar indispensáveis para seus públicos, oferecendo não só uma ampla gama de expositores, mas também conteúdo, atrações técnicas e tendências de forma cada vez mais intensa. Em um ano de Copa do Mundo então, o desafio é ainda maior, pois vivemos em um país que cultua o futebol. A solução é transformar tudo em oportunidades, já que hoje uma feira vai muito além de relação ‘venda do expositor x compra do visitante’.
Com Copa do Mundo, eleições ou economia mais retraída, os empresários sabem que a vida segue e as empresas precisam continuar vendendo e crescendo. Prova disso é que nos últimos três anos (apesar da crise), o número de visitantes em nossas feiras cresceu, em média, 15%. Uma proporção que não parece lógica, mas que tem uma explicação simples: mesmo que o visitante não tenha confiança em comprar naquele momento, ele sabe da importância de se informar e relacionar. Os negócios, depois, serão uma consequência natural.
E é pensando nisso que expositores devem aproveitar ao máximo quando grandes acontecimentos como a Copa são realizados em períodos próximos às feiras. Dá para transformar esses eventos em oportunidades de ouro para estratégias de relacionamento. Uma ação bem pensada num dia de jogo, por exemplo, pode atrair um parceiro importante para dentro do estande, gerando um tipo de inteiração e estreitamento de parceria que de nenhum outro modo seria possível. Comemorar um gol do Brasil junto com seus principais clientes? Privilégio para quem souber se adaptar e tirar o melhor proveito de um momento tão especial e único.
*Araceli Silveira, VP de Marketing da Informa Exhibitions