O médico Gilberto Ururahy recebeu, na última quinta-feira, 9 de março, a Ordem Nacional do Mérito da França, insígnia outorgada pelo presidente François Hollande. A condecoração foi entregue na presença do embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, e do cônsul-geral, Brice Roquefeuil, em cerimônia no Country Club, Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Diretor-médico da Med-Rio Check-up, Ururahy foi homenageado por sua dedicação à medicina e pela contribuição para fortalecer os laços socioculturais entre o Brasil e a França. As qualidades do médico foram ressaltadas em discurso de Brice Roquefeuil, que destacou o pioneirismo de Ururahy em medicina preventiva no Brasil e a inovação no atendimento humanizado oferecido na Med-Rio Check-up.
Gilberto Ururahy ressaltou a importância da França em sua formação, onde foi morar aos 16 anos, cursou o Liceu e se apaixonou pela área médica. Também no Country Club, ele recebeu a medalha da Academia Nacional de Medicina da França, entregue pelo secretário perpétuo da entidade, Raymond Ardaillou, 87 anos, que veio ao Brasil especialmente para a solenidade. “Peço licença ao final dessa cerimônia para fazer uma homenagem ao professor Ardaillou”, disse Gilberto sobre o amigo.
O evento reuniu cerca de 200 pessoas, com presenças ilustres, como a de Claudine Bichara – a primeira mulher a presidir a Câmara de Comércio França-Brasil, entidade que fica sediada no Rio. Ela também recebeu a homenagem da França.