
Da Redação
Especialista em Comunicação Não-Violenta (CNV), Marie Bendelac participa nesta quinta-feira (29) do Festival da Empatia 2021. O evento promove 30 encontros online sobre o diálogo e capacidade de escuta. Marie vai abordar a importância da autoconexão e da autoempatia no podcast “Olhar para Dentro”, das 12h às 14h, em parceria com André Ricardo e Daniel Carvalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link www.sympla.com.br/festival-da-empatia-2021-2-edicao__1261940
Segundo Marie, a CNV é fundamental nesse “olhar para dentro”, pois ajuda a nos conectar com nossas próprias necessidades através da percepção dos nossos sentimentos. Ela dá exemplos. “Se eu me sinto mal no trabalho porque não sou valorizada pelo meu chefe, algumas das minhas necessidades de reconhecimento não estão satisfeitas. Em outra ponta, se tenho uma boa relação com meus filhos, através do diálogo e do afeto, minhas necessidades de conexão e empatia estão sendo satisfeitas. Emoções e sentimentos são indicadores do que acontece conosco”, alerta.
Ao praticar a autoempatia, através de conexão consigo mesmo ou buscar apoio de alguém que saiba nos ouvir e nos compreender, aprendemos a ser empáticos com os outros. A CNV é fundamental também para a expressão dos nossos sentimentos. Quando uma pessoa tem necessidades não atendidas e fica guardando tudo para si, é como uma bomba-relógio. Ela pode desenvolver comportamentos violentos, sejam palavras, ou atitudes que podem levar até à violência física”, alerta.
A Comunicação Não Violenta e as abordagens que promovem a autoempatia têm um grande potencial para o desenvolvimento de percepções e de habilidades que podem melhorar as relações humanas. Segundo Marie, o diálogo e a capacidade de escuta são cada vez mais importantes nos dias de hoje.
A CNV ajuda a ter uma comunicação consciente e construtiva. A prestar atenção à forma como nos expressamos, a ouvir com atenção e empatia, a harmonizar as necessidades das pessoas, a não julgar e estabelecer um clima de confiança e respeito mútuo. Relacionamentos de parceria ganha-ganha. Abre um espaço para um diálogo saudável, em busca de soluções que vão funcionar para todos.