Jornalista Luiz Nascimento lança o livro O grito da Ipiranga
Obra conta a história de grupo de jovens que vivenciou a ditadura

 

Da Redação

O escritor Luiz Nascimento lança no dia 24 de abril, na Livraria da Travessa de Ipanema, o livro “O grito da Ipiranga”. Diretor do “Fantástico” entre 1993 e 2017, Nascimento conta a trajetória de um grupo de jovens sonhadores durante o período mais sombrio e conturbado da história do Brasil. O grupo tinha como ponto de encontro uma casa de vila na Rua Ipiranga, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro. Ali acontecia de tudo. Festas, música e namoros, além de planos para a vida escoteira, a conquista de montanhas e a convivência inspiradora com personagens importantes da política.

Essa turma criou um forte laço de amizade, importante para que, juntos, enfrentassem o que viria a acontecer com eles e suas famílias durante o golpe que cobriu o país de violência e vergonha a partir de 1964, durante 21 anos. De peito aberto e movidos pela utopia de um país livre, justo e democrático, participaram do movimento estudantil e se engajaram politicamente. Alguns partiram para a luta armada. A maioria foi presa e torturada. Três morreram assassinados pelo regime militar.

Com o fim da ditadura, muitos se afastaram para só se reencontrar em 2015, através da internet. A partir de 2022, começaram a gravar esses reencontros para reavivar lembranças afetivas, curiosas e também dramáticas. Relatos que ajudam a desenhar, para aqueles que não a conhecem a face cruel de uma ditadura – ou que passaram a conhecer a partir do sucesso do filme “Ainda estou aqui”.

Lançamento do livro O grito da Ipiranga

Quando: 24 de abril, às 19h
Local: Livraria da Travessa de Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 572
Preço: R$ 70,00
Pré-venda do livro no site da Amazon: O Grito da Ipiranga: Meio Século de Amizades, Resistência e Luta Numa Vila Carioca | Amazon.com.br