Lideranças da saúde destacam suas expectativas na abertura do Conahp

foto conhap

Começou nessa quarta-feira (7) e vai até sexta-feira (9) a 6ª edição do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp). Realizado no Sheraton São Paulo, o evento traz como tema a “Eficiência: como o combate ao desperdício irá transformar o sistema de saúde”. Ao longo dos três dias, lideranças do setor saúde vão debater soluções para desafios atuais, como novos modelos de remuneração do setor e novas maneiras de pensar a atenção à saúde, tanto do ponto de vista de gestão e operação como da assistência.

“Nesta edição colocamos em foco temas que apontem os problemas e busquem soluções para uma questão bastante importante, que é a necessidade da excelência na eficiência como uma das formas de combatermos o desperdício para melhorar os serviços no sistema de saúde. Ao buscarmos essa excelência, teremos upgrade considerável em todo o segmento, tanto em gestão como em atendimento ao paciente”, detalha Martha Oliveira, Diretora Executiva da Anhap – Associação Nacional de Hospitais Particulares.

Presente na abertura do congresso, o presidente da Federação Internacional de Hospitais (IHF), Francisco Balestrin, destacou que é importante investir em gestão hospitalar, bem como em um modelo de financiamento público-privado. “Dessa forma, o Brasil, que já tem experiências exitosas, terá um sistema capaz de oferecer atendimento de qualidade para todos”, afirma Balestrin, que aponta o Hospital do Subúrbio, em Salvador, como o único no país em que há realmente uma integração público-privado.

Para o vice-presidente da Rede D’Or São Luiz, Paulo Moll, discutir formas de reduzir o desperdício é uma questão fundamental para a sustentabilidade do setor. “Com cuidado e controle, podemos evitar o desperdício e aumentar a escala de atendimento. Mas só conseguiremos com todos trabalhando em conjunto. Somente com um setor unido, vamos trazer de volta os 3 milhões de clientes que a Saúde Suplementar perdeu com a crise, além de atender uma parcela maior da população”, avalia Moll.

O presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Reinaldo Scheibe, espera que o próximo Governo esteja atento às demandas do Setor de Saúde, inclusive ao da iniciativa privada. Hoje, os planos de saúde respondem por 95% das internações dos principais hospitais privados do país. “É fundamental que haja uma integração dos ministérios da Saúde, Educação, Fazenda e Planejamento. Esse é um importante passo para que o país consiga propor soluções efetivas para os desafios que enfrenta”, destaca Scheibe.

 

IMG-20181107-WA0003
Eduardo Amaro e Antonio Amaro

O presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Eduardo Amaro, e o diretor do Hospital Santa Joana, Antonio Amaro, estiveram presentes, nesta quarta-feira, na abertura da 6ª edição do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), que acontece no Hotel Sheraton, em São Paulo. Com o tema “Eficiência: como o combate ao desperdício irá transformar o sistema de saúde”, o evento reúne lideranças do setor que vão debater soluções para questões como modelo de remuneração e novas formas de pensar a atenção à saúde.