O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou, durante o fórum promovido pelo jornal O Globo, na manhã desta terça-feira (15), para debater novos modelos de saúde, que o ministério está empenhado em reduzir a taxa de obesidade do brasileiro. Ele citou o exemplo da briga comprada pelo fim do refil nos restaurantes e lanchonetes. “Está provado que o refil aumenta em 30 % o consumo de refrigerante de uma pessoa durante a refeição”, destacou.
Barros explicou que a briga contra o refil faz parte do compromisso que o ministério assumiu com a OMS para redução da obesidade até 2019. Entre as metas estabelecidas estão aumentar em 18% o consumo de frutas e hortaliças e reduzir em 30% o consumo de bebidas açucaradas
O encontro foi o primeiro de uma série de três seminários que vão debater os “Novos Modelos para a Saúde”. O evento inaugural teve foco nos desafios da Saúde Pública e da Saúde Suplementar e também contou com a participação do presidente do UnitedHealth Group Brasil, Claudio Lottenberg, da professora da UFRJ Lígia Bahia e do superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), Luiz Augusto Carneiro.