Da Redação
Pacientes da Unimed Recife têm enfrentado dificuldades para conseguir atendimento nos hospitais da rede própria da operadora. É o que mostra um vídeo publicado nas redes sociais e que registra uma enorme fila na emergência da unidade do Bairro de Boa Vista. A gravação exibe pessoas sentadas na Praça Chora Menino, enquanto aguardam o atendimento.
No último dia 21, o Tribunal de Justiça de Pernambuco considerou abusiva a decisão da Unimed de descredenciar hospitais privados como o Memorial São José, Esperança Olinda, Esperança Recife e Santa Joana e determinou a retomada imediata do credenciamento. A operadora decidiu recentemente manter somente atendimento somente em sua rede própria.
A decisão na Justiça acontece após Ação Civil Pública movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros e Planos de Saúde (ADUSEPS). Em entrevista ao portal No Mercado, a presidente da ADUSEPS, Renê Patriota, já havia alertado de que a rede própria da Unimed não teria capacidade de atender a demanda. Segundo dados da ANS, a operadora tem mais de 176 mil beneficiários.
Um gargalo apontado por ela é a falta de emergência pediátrica, pois a operadora possui apenas um hospital materno infantil em Recife. Além disso, a realidade que a presidente tem visto é de emergências lotadas. “A verdade é que os hospitais da Unimed não têm condições de absorver toda essa demanda. Eu tenho passado em frente às emergências e tenho visto pessoas nas calçadas, aguardando atendimento. Isso é um desrespeito com as pessoas”, afirma.