Pacientes enfrentam fila em emergência de hospital da Unimed Recife
Operadora teve decisão de descredenciar hospitais derrubada pela Justiça

 

 

Da Redação

Pacientes da Unimed Recife têm enfrentado dificuldades para conseguir atendimento nos hospitais da rede própria da operadora. É o que mostra um vídeo publicado nas redes sociais e que registra uma enorme fila na emergência da unidade do Bairro de Boa Vista. A gravação exibe pessoas sentadas na Praça Chora Menino, enquanto aguardam o atendimento.

No último dia 21, o Tribunal de Justiça de Pernambuco considerou abusiva a decisão da Unimed de descredenciar hospitais privados como o Memorial São José, Esperança Olinda, Esperança Recife e Santa Joana e determinou a retomada imediata do credenciamento. A operadora decidiu recentemente manter somente atendimento somente em sua rede própria.

A decisão na Justiça acontece após Ação Civil Pública movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros e Planos de Saúde (ADUSEPS). Em entrevista ao portal No Mercado, a presidente da ADUSEPS, Renê Patriota, já havia alertado de que a rede própria da Unimed não teria capacidade de atender a demanda. Segundo dados da ANS, a operadora tem mais de 176 mil beneficiários.

Um gargalo apontado por ela é a falta de emergência pediátrica, pois a operadora possui apenas um hospital materno infantil em Recife. Além disso, a realidade que a presidente tem visto é de emergências lotadas. “A verdade é que os hospitais da Unimed não têm condições de absorver toda essa demanda. Eu tenho passado em frente às emergências e tenho visto pessoas nas calçadas, aguardando atendimento. Isso é um desrespeito com as pessoas”, afirma.