Prevenção é o caminho para empresas reduzirem custos com saúde, aponta diretor médico da Med-Rio Check-up

Gilberto Ururahy reduzida
Ururahy orienta que gestão dos serviços de saúde nas organizações precisa estar na mão de quem conhece o setor

O diretor médico da Med-Rio Check-up, Gilberto Ururahy, faz palestra nesta sexta-feira (27) sobre “Saúde é Prevenção”, na McKinsey Company. Ururahy observa que hoje, o plano de saúde é o segundo maior custo de uma empresa, respondendo, em média, de 12 a 15% da folha de pagamento. Além disso, estudos mostram que profissionais que não conseguem se concentrar no trabalho, devido à má condição de saúde, chegam a ter sua produtividade reduzida em quase oito vezes. O que se vê em muitos desses casos é o presenteísmo, a condição de estar presente no local de trabalho, mas com rendimento reduzido. Naturalmente, funcionários mais produtivos geram mais resultados para a organização.

Esse cenário demonstra que atenção à saúde dos funcionários é um fator estratégico para as organizações, pois impacta diretamente na produtividade e nos custos. Porém, o diretor médico da Med-Rio alerta que é preciso que a empresa coloque a gestão da saúde na mão de quem conhece o setor. Em uma organização, a área de RH é aquela que solicita, por exemplo, o serviço de check-up médico para os funcionários. No entanto, é a área de compra ou suprimentos que busca no mercado as clínicas que prestam o serviço. Na maioria das vezes são profissionais que desconhecem as singularidades dos serviços de saúde.

“Tomar decisão para contratação de serviço de saúde, sem conhecer os prestadores in loco, utilizando-se de e-mails e propostas, sem realizar uma visita técnica, é uma decisão extremamente frágil e arriscada para os usuários. O resultado é a contração de serviços que não atendem a necessidade da empresa. Isso significa aumento de custos e desperdício de recursos”, explica Ururahy.

Não é por acaso que a Med-Rio alcançou a impressionante marca de 140 mil check-ups de executivos, realizados em 29 anos de existência. Foi com base em excelência, inovação e modernidade que a empresa tornou-se líder em medicina preventiva no Brasil e fonte de benchmark para clínicas de Genebra, na Suíça.