De acordo com Diretor Executivo da Digisystem, Alexandro Croce, segmentos como varejo, educação, finanças, além do e-commerce, por exemplo, têm sofrido perdas decorrentes da inadimplência e buscado novas formas de reduzir os riscos da falta de pagamento. A pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revelou que o Brasil encerrou o ano de 2018 com 62,6 milhões de inadimplentes. “A análise de risco de crédito tornou-se um processo crítico dentro das empresas. Esse dado só reflete que a concessão de crédito precisa ser, cada vez mais, acompanhada de cuidados para identificar os clientes capazes de honrar os compromissos assumidos”, explica o executivo.
Com o uso da Inteligência Artificial, a Digisystem consegue uma avaliação mais rápida, padronizada e assertiva do cliente, facilitando a negociação entre as partes. A nova solução garante uma redução significativa na inadimplência, e do custo com a equipe de cobrança, além de aumentar as vendas pela aprovação de crédito. Os usuários também são beneficiados pela solução, já que passam a ter um acesso mais fácil e rápido às informações de produtos e para tirar dúvidas referentes aos serviços consultados. Além de garantir uma avaliação objetiva, criteriosa e segura para as empresas, o processo fica menos invasivo para o usuário no momento da negociação de suas dívidas.
“Criamos uma solução de atendimento baseado em motor de regras e inteligência artificial para que o cliente possa realizar todo o processo de maneira ágil e simples, escolhendo a melhor condição oferecida e efetuando o pagamento na interface que mais atenda sua necessidade, como o próprio site da empresa, via aplicativo, WhatsApp, URA, ou outros tipos de canais de atendimento”, ressalta Croce.
Ferramenta integrada
Para lidar com o alto custo de pessoal para viabilizar a cobrança, a grande quantidade de tempo despendido para a realização das análises, a falta de agilidade na conclusão dos processos e a desaprovação de créditos elegíveis de aprovação, o programa utiliza ferramentas de integração de sistemas, inteligência de análise de dados e motor de regras para administrar, avaliar e direcionar condições de pagamento e adimplência/inadimplência do cliente.
Por meio da ferramenta de barramento de integração, a solução de negócio de análise de risco de crédito consegue consultar demais sistemas financeiros da empresa e dados históricos do cliente para criar cenários e oferecer uma visão de score de crédito com base em probabilidade e estatísticas reais.