Anvisa recomenda revisão de restrições para viajantes
Agência sugeriu que cenário epidemiológico seja avaliado

 

Da Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo federal a revisão nas regras para entrada de viajantes no Brasil, seja por via aérea, terrestre ou hidroviária. Em nota técnica, são atualizadas as recomendações da agência impostas aos viajantes para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia de covid-19.

A agência reguladora propôs a suspensão da apresentação da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) para os viajantes que chegam por via aérea. Outra orientação atualizada é a que indica o fim da exigência de teste de detecção da covid-19 para pessoas já vacinadas que ingressem no país por via aérea. Divulgada nesta segunda-feira (28), a nota técnica foi emitida na quarta-feira (23) pela Anvisa.

Também foi recomendada a suspensão da medida de quarentena para viajantes não vacinados ao ingressarem no país. Outra mudança proposta pela nota é a reabertura da fronteira internacional aquaviária para passageiros, desde que vacinados ou com teste negativo para covid-19.

De acordo com a nota, deve ser mantida a comprovação de vacinação completa para todos que pretendam ingressar no território nacional – a norma considera a obrigação aos viajantes que estejam aptos a tomar a vacina.

Viajantes não vacinados ou que não estejam completamente vacinados podem apresentar, em substituição ao comprovante de vacinação, resultado negativo para covid-19 em teste realizado em até um dia antes do embarque ou desembarque no Brasil.

A Anvisa sugeriu que as alterações sejam implementadas preferencialmente a partir de 1º de maio de 2022. Segundo a agência reguladora, caberá avaliação do grupo Interministerial quanto ao cenário epidemiológico para definição da data mais adequada para flexibilização das medidas sanitárias.

“As recomendações podem ser revistas pela Anvisa, em razão de mudanças no cenário epidemiológico ou diante da necessidade de adoção de medidas sanitárias nos portos, aeroportos e fronteiras para garantir a saúde da população”, ressalta a agência.

Presidente da Unimed Volta Redonda recebe a Medalha Tiradentes na ALERJ
A homenagem é destinada às pessoas que prestaram relevantes serviços à cidade e estado

 

Luiz Paulo (à direita) recebe a homenagem do deputado Jari de Oliveira

 

Da Redação

No último dia 24, Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Volta Redonda, recebeu a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), na cidade do Rio. A homenagem é destinada às pessoas que prestaram relevantes serviços à cidade e estado.

Segundo avaliação feita pelo deputado estadual Jari de Oliveira, o trabalho realizado por Luiz Paulo nos últimos anos beneficiou não somente a Unimed Volta Redonda, mas toda a cidade e até o sul do estado, oportunizando geração de emprego e renda para o município e ações de benfeitoria na saúde.

“Me sinto honrado e orgulhoso com essa indicação. Essa homenagem reflete o trabalho que desenvolvi ao longo de 20 anos na presidência da Unimed Volta Redonda, sempre perseguindo o propósito de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas, gerar trabalhado e renda pra o cooperado, proporcionar um atendimento humanizado aos nossos clientes, a construção de competência para os profissionais e o compromisso de contratação de mão-de-obra local para contribuir com o desenvolvimento da região”, contou.

O que nasceu inicialmente como uma Cooperativa de trabalho médico, a partir da gestão de Luiz Paulo, se tornou atualmente um complexo de saúde completo contendo: operação de plano de saúde em Volta Redonda, Angra, Paraty e, mais recentemente, Pinheiral; dois hospitais; 01 Pronto Atendimento; quatro ambulatórios; Instituto Lóbus (Instituto de ensino e pesquisa) e o Saúde Leve (cartão de acesso a serviços de saúde). A Unimed Volta Redonda é também uma das maiores empregadoras da região. São 468 médios cooperados, mais de 2 mil colaboradores diretos e mil indiretos.

Luiz Paulo participou da fundação da cooperativa em 1989. Há quase 20 anos é presidente da Unimed Volta Redonda que vem demonstrando expressivo crescimento, sustentado na liderança, pioneirismo e modelo de gestão. Já foi reconhecido como CEO mais incrível, na categoria Grandes Empresas, pelo ranking Lugares Incríveis para Trabalhar, iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Doze planos de saúde têm comercialização suspensa a partir de hoje
Decisão é da Agência Nacional de Saúde Suplementar

 

Da Agência Brasil

Doze planos de saúde, administrados por seis operadoras, têm sua comercialização suspensa a partir de hoje (22). A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no último dia 16, devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial no último trimestre do ano passado.

Os planos atendem, juntos, a 83.286 beneficiários, de acordo com a ANS, e só poderão ser vendidos a novos clientes caso apresentem melhora no resultado do monitoramento trimestral da agência.

Onze planos de saúde, administrados por quatro operadoras, suspensos anteriormente, conseguiram apresentar essa melhora e tiveram liberação para voltar a ser comercializados hoje.

No site da ANS, é possível conferir as listas dos planos com comercialização suspensa e daqueles com a venda liberada.

Hospital Glória D’Or inaugura emergência pediátrica
Serviço oferece atendimento clínico, avaliação cirúrgica e ortopédica, além de fluxo separado para casos respiratórios e não respiratórios

 

 

Da Redação

A Zona Sul do Rio ganhou uma nova opção para atendimento médico focado em crianças. O Hospital Glória D’Or inaugurou a sua emergência pediátrica. Com entrada separada da emergência de adultos, o novo serviço oferece atendimento clínico, avaliação cirúrgica e ortopédica, além de consultórios, ampla área de observação e medicação, com divisão do fluxo de casos respiratórios e não respiratórios. A unidade está preparada para atender casos de média e alta complexidade, dispondo de tecnologia de ponta e uma equipe altamente qualificada.

O diretor do hospital, Bruno Queiroz, explica que a emergência funciona com um modelo de classificação de risco e priorização do atendimento que também é aplicado nos demais hospitais da Rede D’Or, visando um atendimento seguro e eficiente. “O paciente vai contar com toda a estrutura de apoio. Estar em um hospital geral do porte do Glória D’Or é um grande diferencial para o serviço de emergência pediátrica.”, destaca.

O novo setor ocupa uma área de 500 m2 e conta com salas de acolhimento, consultórios, leitos de observação clínica, sala de trauma, poltronas para aplicação de medicação, além de uma estrutura de ponta para exames laboratoriais e de imagem, como raio-x, ultrassonografia, ressonância e tomografia.

O Glória D’Or é resultado da harmonia entre tradição e modernidade. Construído pela Rede D’Or nas históricas instalações da Beneficência Portuguesa, suas modernas instalações trazem um contraponto à arquitetura clássica que marcam os prédios históricos.