FBH lança nova edição do Manual do Gestor Hospitalar
A publicação está disponível no site da Federação

 

 

Da Redação

A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) lançou a 3ª edição do Manual do Gestor Hospitalar, que traz informações estratégicas e técnicas para orientar os gestores hospitalares na tomada decisões à frente de suas instituições. A nova edição foi apresentada pela primeira vez durante o Encontro de Gestores Hospitalares de Goiás, promovido pela Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), em Goiânia.

O presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato, destaca que a elaboração do Manual consolida um trabalho que teve início há pouco mais de três anos, quando a entidade traçou a meta de realizar um amplo processo de qualificação, que permitisse levar conhecimento e soluções práticas às gestões dos hospitais de todo país. “O objetivo era superar o cenário heterogêneo e oferecer a esses gestores, que enfrentam as mais diversas dificuldades, um suporte maior de capacitação para que pudessem melhorar as gestões dos estabelecimentos que gerenciam”, afirma Morato.

A produção da 3ª edição também incluiu um vasto conteúdo resultado da participação de Morato nos eventos da Federação Internacional de Hospitais (IHF). No início deste ano, o presidente da FBH se tornou membro do Conselho Administrativo da entidade internacional. A obra está organizada em 10 capítulos, que abordam temas focados em três temáticas: transformações digitais na saúde; pessoas no centro das transformações do sistema; e conceito integrado de saúde. O Manual está disponível no site da Federação – https://www.fbh.com.br/.

OMS pede cancelamento de festas de Natal devido ao avanço da Ômicron
"Evento cancelado é melhor que vida cancelada", diz diretor

 

Da Agência Brasil

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu às famílias que repensem o Natal face ao rápido avanço da variante Ômicron. “Um evento cancelado é melhor que uma vida cancelada”, afirmou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Ele alertou para as aglomerações durante a época festiva que se aproxima, lembrando que elas podem levar a um “aumento de casos, à sobrecarga dos sistemas de saúda e a mais mortes” por covid-19.

“Todos nós queremos voltar ao normal. A forma mais rápida de conseguir passa pela tomada de decisões difíceis, por líderes, para defender a todos. Em alguns casos vai significar cancelar ou adiar eventos”, explicou Ghebreyesus em entrevista coletiva nessa segunda-feira.

“Um evento cancelado é melhor do que uma vida cancelada. É melhor cancelar agora e celebrar depois do que celebrar agora e lamentar depois”, afirmou.

Adhanom explicou que atualmente existem evidências de que esta nova variante está se dispersando significativamente, mais rápido” do que a estirpe anterior, a Delta, causando infeções em pessoas já vacinadas ou que se recuperaram da covid-19.

“É mais provável que as pessoas vacinadas ou recuperadas da covid-19 possam ser infectadas ou reinfectadas”, disse Tedros.

Dessa forma, a OMS considera “insensato” concluir que a Ômicron é uma variante “mais branda”. “É insensato pensar que esta é uma variante branda, que não causará doenças graves, porque com os números aumentando, todos os sistemas de saúde estarão sob pressão”, disse Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS. A organização deu, no entanto, alguma esperança ao considerar que a pandemia, que já causou mais de 5,6 milhões de mortes em todo o mundo, poderá acabar em 2022, se 70% da população mundial estiverem vacinados até meados do próximo ano.

“Nós esperamos que essa doença passe a ser relativamente branda, que seja facilmente prevenida, que seja facilmente tratada”, disse Mike Ryan, principal especialista em emergências da OMS. “Se conseguirmos manter a transmissão do vírus ao mínimo, poderemos acabar com a pandemia”, declarou.

Tedros também afirmou que a China – país onde o vírus SARS-CoV-2 foi detectado pela primeira vez – deve fornecer mais dados relacionados à origem da covid-19 para ajudar na futura política de combate a pandemias.

“Precisamos continuar até conhecer as origens, precisamos de nos esforçar mais porque devemos aprender com o que aconteceu para fazer melhor no futuro”, disse o diretor-geral da OMS.

“2022 deve ser o ano em que acabaremos com a pandemia”, acrescentou.

Brasil tem 27 casos confirmados da variante Ômicron
Registros foram encontrados em cinco estados e no DF

 

Da Agência Brasil

Balanço divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Ministério da Saúde indica que foram registrados 27 casos no Brasil da nova variante do coronavírus, a Ômicron.

As infecções foram registradas em São Paulo (16), em Minas Gerais (3), em Goiás (4), no Distrito Federal (2), no Rio Grande do Sul (1) e no Rio de Janeiro (1).

Há ainda, segundo a pasta, sete casos em investigação em Goiás (2) e Minas Gerais (5).

Radioterapia com tecnologia de ponta chega a Volta Redonda
Tecnologia traz menos efeitos colaterais e melhor resposta ao tratamento oncológico

 

Da Redação

O interior do Estado do Rio conta agora com um moderno equipamento de radioterapia. O aparelho de última geração veio da Suécia, é um dos mais modernos no Brasil e chegou à Cidade do Aço em três caminhões com destino ao Centro Cuidar da Unimed Volta Redonda. O serviço radioterápico da unidade começa no início de 2022.

A radioterapia é uma modalidade que utiliza a radiação para eliminar as células tumorais. É indicada para tratar o câncer, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O equipamento da Unimed Volta Redonda é 100% digital e proporciona mais assertividade no tratamento e mais exatidão na área a ser irradiada.

– Nosso aparelho permite uma avaliação por imagem em tempo real e maior precisão de entrega de dose de radiação, o que traz menos efeitos colaterais e melhor resposta ao tratamento, detalhou Vitório Moscon Puntel, vice-presidente Cooperativa.

Ao longo deste ano, a Unimed Volta Redonda investiu mais de R$ 60 milhões em novos equipamentos e ampliação dos serviços hospitalares. Além da radioterapia, está prevista também a implantação do PET-CT, um dos aparelhos mais modernos para o diagnóstico do câncer. O Centro Cuidar Oncologia já oferece um atendimento multidisciplinar, com especialidades de Hematologia, Cirurgias Oncológicas, Transplante de Medula Óssea, Cirurgia Torácica entre outras.

Segundo Vitório, esses investimentos proporcionam mais acesso da população aos serviços médicos de qualidade sem que os pacientes precisem se deslocar para os grandes centros.

– A região conta agora com um aparelho de última geração e alta tecnologia com mesa robótica, o que representa um grande avanço para a oncologia. Além do corpo clínico qualificado e atendimento humanizado, oferecemos às pessoas um atendimento completo, do diagnóstico ao tratamento. Essa agilidade é fundamental para o paciente oncológico, disse.