A neurociência aplicada ao cotidiano
Pela primeira vez em formato online, curso reúne especialistas que vão mostrar como aplicar conceitos neurocientíficos no dia a dia

Pela primeira vez o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) oferece o curso Neurociência Translacional em formato online. Coordenado pelo neurocientista Roberto Lent, autor do livro “Cem Bilhões de Neurônios?”, o curso apresentará os mais recentes avanços da neurociência, bem como suas possibilidades de aplicação em situações cotidianas. Ele é dividido em três turmas simultâneas e integradas ente si, que visam aplicar a neurociência a questões relacionadas à educação, saúde e sociedade. Cada uma está segmentada em dez módulos.

Os avanços da neurociência têm propiciado um entendimento sobre o desenvolvimento e a estrutura do cérebro que impactam diretamente na vida humana. Para professores e pedagogos, por exemplo, tais conhecimentos orientam abordagens mais eficientes e inclusivas, enquanto para médicos, fisioterapeutas ou fonoaudiólogos, oferecem novas perspectivas de tratamentos. Esse imenso horizonte que se apresenta com o conhecimento do funcionamento do cérebro será o cerne do curso, que reúne alguns dos principais cientistas do Brasil.

Ao longo de dez semanas, o curso estabelece um paralelo entre os conceitos da neurociência e preocupações da sociedade, como a atual pandemia. “Hoje é o tema mais atual da nossa sociedade, então não poderíamos nos furtar de vincular questões levantadas pela pandemia e a forma como podemos utilizar a neurociência”, observa Lent. Ele ainda destaca que pode soar estranho para quem não acompanha os avanços da neurociência a realização de um curso para um público geral. Entretanto, a compreensão do funcionamento do cérebro vem sendo aplicada em diversos setores da sociedade. “O neuromarketing é, hoje, um conceito bem consolidado. E em várias áreas profissionais a neurociência apresenta contribuições interpretativas e práticas, como na economia, psicologia, filosofia, jornalismo, entre outras”, observa Lent.

Quem participar do programa voltado para aplicações à sociedade vai poder, entre outros assuntos, compreender como o cérebro processa as emoções, como se dão as relações interpessoais ou como a neurorrobótica irá influenciar o comportamento humano nos próximos anos, sempre com uma perspectiva bastante singular da neurociência.

Para os que preferirem aprender sobre a neurociência voltada para a educação, o curso reserva grandes discussões sobre neuroplasticidade, aprendizado, memória e estratégias de ensino mais inclusivas, sob a ótica dos avanços mais recentes da neurociência. “Hoje, sabemos que o cérebro não é estático. Pelo contrário, ele muda de uma maneira muito dinâmica. E entender como isso ocorre, ajuda um professor a ter melhores resultados em sala de aula”, explica Lent.

Já os alunos que optarem por seguir na área da neurociência da saúde, o entendimento do cérebro permite melhor compreensão sobre doenças neurológicas, psiquiátricas e do comportamento. Métodos de diagnóstico, doenças congênitas do sistema nervoso, fisiopatologia da dor e transtornos da linguagem e do sono estão entre os pontos que serão discutidos.

O curso terá uma carga horária de 40h e será realizado através de aulas online, transmitidas ao vivo, sempre às terças e quartas-feiras. O início está previsto para 23 de março. As inscrições vão até  18 de março e podem ser feitas pelo link www.rededorsaoluiz.com.br/instituto/idor.