IDOR abre inscrições para o vestibular de tecnologia em radiologia

Começa no dia 30 de outubro e termina em 31 de dezembro o prazo para inscrição no processo seletivo do curso superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade IDOR de Ciências Médicas. A graduação tem duração mínima de três anos (seis semestres) e máxima de quatro anos e meio (nove semestres) e será composta por 2.400 horas de aulas teóricas, práticas e atividades complementares e 400 horas de estágio curricular supervisionado obrigatório. A turma terá 30 vagas. A Tecnologia em Radiologia foi a primeira graduação oferecida pelo IDOR e esta será a segunda turma na história do curso. “Iniciamos a primeira turma no semestre anterior, mas percebemos que há uma forte demanda por profissionais de radiologia. Aqui no Rio de Janeiro, porém, ainda não há muitas opções de formação superior nessa área. Por isso decidimos abrir mais uma turma este ano”, explica Tainá Olivieri Chaves, coordenadora do curso. “Iniciamos a primeira turma no semestre anterior, devido à crescente demanda do mercado por profissionais tecnólogos com formação diferenciada. O curso tem sido muito bem avaliado e por isso decidimos abrir mais uma turma este ano”, explica Tainá Olivieri Chaves, coordenadora do curso.

A demanda por profissionais de saúde é resultado do crescimento do próprio setor, que já responde por cerca de 10% do PIB do país e que foi, ao longo dos últimos anos, um dos poucos setores da economia que manteve saldo positivo na geração de empregos. No caso da radiologia, a formação ainda abre novos horizontes além da área médico-hospitalar. “Apesar da procura por oportunidades de trabalho ser majoritariamente pela área médica, a formação obtida em nosso curso, capacita o aluno para atuação em outros setores como petrolífero, minerador, cosmético, alimentício, portos, aeroportos, entre outros”, observa a professora Tainá.

Estágio nos hospitais da Rede D’Or São Luiz

A coordenadora, doutora em física médica, destaca a formação prática como um dos principais diferenciais do curso. Ela explica que as aulas práticas são fundamentais para capacitar o profissional a operar equipamentos de diagnóstico por imagem; orientar pacientes, acompanhantes e colegas de trabalho quanto às exposições às radiações provenientes da instrumentação utilizada nos exames; bem como estar preparado para liderar equipes técnicas e garantir a obtenção da melhor qualidade de imagem associada à menor exposição possível.

“Boa parte das faculdades oferecem cursos predominantemente teóricos, já que não possuem instalações próprias para o desenvolvimento das atividades práticas. Isso obriga os alunos a procurarem estágio sem qualquer garantia de ter uma formação alinhada com o que aprenderam na sala de aula”, observa Tainá.

No IDOR, os alunos terão a garantia de realizar as aulas práticas nos hospitais da Rede D’Or São Luiz, com acesso ao que há de mais moderno em radiologia e em contato direto com alguns dos principais profissionais do mercado. Além disso, há a possibilidade de ser contratado como funcionário ao final do curso. “Oferecemos uma experiência que dificilmente o aluno terá em outros cursos”, afirma a coordenadora.

Vestibular

A grade curricular do curso prevê, em seus seis períodos, matérias como Anatomia Humana, Biologia Molecular e Celular, Física das Radiações, Formação de Imagem em Radiologia, Radiologia Odontológica, Radiologia Veterinária, Tecnologia em Medicina Nuclear e Tecnologia em Tomografia Computadorizada. As aulas teóricas serão sempre à noite. A prova será no dia 5 de janeiro de 2020 e será composta por questões objetivas de matemática, português e biologia, além de uma redação. Mais informações no site www.idor.org.