O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), divulgado pelo Sistema FIRJAN nesta quarta-feira, dia 3, registrou 47,5 pontos em abril. Na comparação com o mês anterior, o índice recuou 1,5 ponto, interrompendo o crescimento observado desde janeiro. A pesquisa varia de zero a cem pontos e os valores abaixo de 50 indicam pessimismo. Os industriais fluminenses demonstram pessimismo há mais de três anos.
De acordo com o Sistema FIRJAN, a dificuldade de aprovação das reformas necessárias ao país e, principalmente, a ausência de perspectivas concretas quanto à resolução da grave crise fiscal do estado determinaram o resultado de abril. A Federação das Indústrias aponta que o índice nacional (Icei-BR) também recuou na comparação com o mês anterior, atingindo 53,1 pontos. Porém, destaca que a maioria dos industriais brasileiros se manteve otimista, ao contrário dos fluminenses.
No Rio, houve recuo tanto no indicador de Condições Atuais (39,8 pontos) quanto no de Expectativas (51,2 pontos), apesar deste último representar otimismo com relação aos próximos seis meses. A pesquisa mostra que os industriais fluminenses continuam mais pessimistas em relação à conjuntura local do que à nacional, com a confiança na economia brasileira apresentando mais de 10 pontos de vantagem sobre a fluminense.
Apesar do pessimismo relacionado à conjuntura, os empresários do estado esperam aumento da demanda por produtos e da compra de matéria-prima nos próximos seis meses, diante da perspectiva de recuperação da atividade econômica nacional. Entretanto, a incerteza quanto ao ritmo de recuperação ainda se mostra um impeditivo à retomada dos investimentos e ao aumento do número de empregados.