Da Redação
Na manhã desta sexta-feira (03), o Hospital Norte D’Or promove, no Parque de Madureira, sua primeira caminhada em prol da doação de órgãos. Médicos e funcionários da unidade vão esclarecer dúvidas sobre todo o processo, desde a captação do órgão até o transplante. A partida será às 8h, com concentração no Portão 2 do parque. Ainda haverá uma tenda com material explicativo para quem deseja ser doador. Diretor do hospital, Ricardo Calado explica que o objetivo da caminhada é levar informação confiável às pessoas, para esclarecer mitos que ainda permeiam o senso comum e acabam influenciando as famílias na hora de aprovarem a doação de órgão de um parente.
Em média, 45% de potenciais doadores notificados não são autorizados pelas famílias. Na maioria dos casos, é o desconhecimento sobre o processo a principal razão da negativa. Entre as dúvidas mais comuns estão como ocorre a definição de prioridade na lista de espera e as condições para ser um doador. “Cada doador pode ser responsável por salvar até 8 vidas. Por isso que a nossa campanha se intitula quando a vida se multiplica, pois cada transplante realizado é uma vida que é salva”, ressalta o diretor.
Até junho, segundo relatório trimestral da ABTO, quase 72 mil pessoas aguardavam por um novo órgão, o que representa um crescimento de 11% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2024, cerca de 3.700 pessoas morreram enquanto aguardavam por um transplante. “Esses números reforçam a necessidade de conscientizar as famílias sobre a importância de autorizar a doação de órgão”, afirma Dr. Ricardo.
Serviço
1ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos do Norte D’Or
Quando: 03 de outubro, às 8h
Local: Parque de Madureira, em frente ao Portão 02