Quinta D’Or promove caminhada solidária em prol da doação de órgãos
Ação vai reunir mais de 200 transplantados na Quinta da Boa Vista

 

Da Redação

Pelo quarto ano seguido, o Hospital Quinta D’Or promove uma caminhada solidária na Quinta da Boa Vista, em prol do Setembro Verde, mês da conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Mais de 200 transplantados já confirmaram presença na ação que vai acontecer no dia 23. A partida será  às 9h, com concentração no portão na Rua Almirante Baltazar.

Idealizador da caminhada, o coordenador e cirurgião de transplante de fígado dos Hospitais da Rede D`Or no Rio de Janeiro, Lúcio Pacheco, conta que a ação é uma celebração à vida, pois ressalta como a doação abre novos horizontes para quem recebe o órgão. “A cada transplante realizado, uma vida é salva. É essa a mensagem que queremos passar”, afirma.

Somente no primeiro semestre do ano, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), foram realizados, aproximadamente, 13.300 transplantes no Brasil. No entanto, Lúcio relata que esse número poderia ser ainda melhor se a taxa de consentimento familiar fosse maior. Em média, 45% de potenciais doadores notificados não são autorizados pelas famílias. O desconhecimento sobre o processo de doação, explica o cirurgião, ainda gera dúvidas nos familiares, que acabam, em muitos casos, negando a doação. “Por isso iniciativas como esta caminhada, elas são fundamentais, pois ajudam a sensibilizar as famílias sobre a importância de autorizar a doação do órgão de seu ente querido”, destaca.

Até junho, segundo relatório trimestral da ABTO, quase 72 mil pessoas aguardavam por um novo órgão, o que representa um crescimento de 11% em comparação com o mesmo período do ano passado.