Rio de Janeiro recebe o VII Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão Oncologia D’Or
Evento que vai até amanhã traz os avanços no combate ao segundo tipo de câncer mais comum no Brasil

 

O diretor regional da Oncologia D’Or, Marcus Vinicius, ressalta a inovação do setor na abertura do simpósio

 

Da Redação

Começou no início da tarde desta sexta-feira e vai até amanhã (27) o VII Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão Oncologia D’Or. O evento vai reunir, no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro oncologistas, cirurgiões, pneumologistas, patologistas e radiologistas nacionais e estrangeiros, que vão apresentar os últimos avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão. “Serão dois dias intensos, com muita informação, em que serão apresentadas importantes inovações do setor, mas sempre com foco no melhor cuidado para o paciente”, destacou o diretor regional da Oncologia D’Or, Marcus Vinicius, durante a abertura do seminário.

Entre os palestrantes estão o Tiago Machuca, diretor do Miami Transplant Institute (MTI), da Universidade de Miami, e um dos coordenadores científicos do evento; Renato Martins, professor da Divisão de Oncologia Médica do Departamento de Medicina da Universidade de Washington; Marc de Perrot, diretor do programa de Mesotelioma do Princess Margaret Cancer Center, em Toronto e Kazuhiro Yasufuku, professor e presidente da Divisão de Cirurgia Torácica da Universidade de Toronto.

Após dois anos de simpósio exclusivamente em formato virtual, esta edição será realizada de forma híbrida, com a realização de palestras presenciais e transmissão on-line. Cirurgia robótica, tecnologias para radioterapia, avanços da terapia-alvo e da imunoterapia, bem como novidades no cenário adjuvante e neoadjuvante, são alguns dos temas que serão destaque do simpósio.

O câncer de pulmão é um dos mais comuns. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), anualmente o país tem cerca de 30 mil novos casos e 29 mil mortes pela doença, que tem no tabagismo sua principal origem.