Foi inaugurado nesta sexta-feira (30), na Barra da Tijuca, o Centro de Treinamento Edson Bueno. Resultado de um investimento do UnitedHealth Group Brasil de R$ 32 milhões, dos quais R$ 7 milhões foram destinados à aquisição dos mais modernos equipamentos de audiovisual, o centro vai abrigar a unidade do IRCAD Rio (Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica), entidade francesa referência mundial no aprimoramento de médicos.
O diretor técnico do UnitedHealth Group Brasil, Charles Souleyman, destacou que somente investir em tecnologia não é suficiente se não houver o treinamento adequado para incorporá-la no hospital. Por isso, pontuou Charles, o IRCAD Rio, é um marco, pois vai permitir oferecer o treinamento necessário para realização de cirurgias robóticas. “Antes, os médicos brasileiros precisavam sair do país para buscar cursos de cirurgia robótica. Agora, será o contrário. O Rio se tornará polo de referência na América Latina e atraíra médicos de outros países”.
Além disso, Souleyman observou que a abertura do IRCAD no Rio é mais uma prova de que a saúde privada ganha uma nova roupagem e que está quebrando paradigmas. “Hoje não há razão para que alguém saia do Rio em busca desse tipo de atendimento médico em São Paulo. Muito pelo contrário, vamos acabar invertendo esse cenário, pois os profissionais virão se capacitar no Rio”.
Na apresentação do Centro, Souleyman revelou também que o espaço vai abrigar o Instituto Edson Bueno, voltado para pesquisa e educação em medicina, com o intuito de estabelecer parcerias não apenas com a rede privada, mas inclusive com a pública.
Com a chegada à capital fluminense, o IRCAD – fundado em 1994, em Estrasburgo (França) – passa a contar com dois centros de qualificação no Brasil. O primeiro funciona em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, no interior paulista, com foco em oncologia. A entidade conta ainda com outra unidade, o Instituto Asiático de Telecirurgia, em Taiwan. No Brasil, o IRCAD Rio será o primeiro polo oficial de capacitação da Intuitive, fabricante do Da Vinci, robô utilizado em cirurgias. A intenção é consolidar centro como referência no aprimoramento e no desenvolvimento tecnológico em saúde na América Latina.
O instituto terá capacidade para treinar 2 mil médicos por ano e cerca de 38 cursos, nas áreas de cirurgias geral, bariátrica, colorretal e ginecológica; procedimentos de cabeça e pescoço; ortopedia, radiologia e neurorradiologia intervencionista. A unidade carioca terá duas frentes de atuação: educação continuada para técnicas minimamente invasivas e inovações aplicadas na área de pesquisa. O espaço terá, por exemplo, um auditório que oferece recursos para que os médicos acompanhem as cirurgias em 3D.
O médico francês fundador do IRCAD, Jacques Marescaux, reforçou que o Centro traz a qualidade dos mesmos cursos ministrados na unidade do Instituto na França. “O conteúdo que será oferecido nos cursos aqui no Brasil é o mesmo lecionado na sede, bem como alguns dos professores também serão os mesmos”, afirmou.
Já o diretor científico do IRCARD para América Latina, Armando Melani, ressaltou que um dos grandes diferenciais do Instituto é que a tecnologia permitirá aos médicos simularem cirurgias com o máximo grau de realidade, com equipamentos semelhantes aos dos melhores hospitais. “Atualmente, o treinamento dos médicos é realizado na prática, sem a oportunidade de fazer uma simulação como um piloto de avião que treina por centenas de horas antes de voar. O IRCARD vai preencher essa lacuna ofertando o treinamento necessário para que o médico tenha
conhecimento técnico e prático”.
Melani observou, ainda, que o equipamento robótico está revolucionando a forma de fazer cirurgia, pois possibilita, entre outras coisas, que o médico alcance regiões que não conseguiria nem enxergar sem a tecnologia. “Esse grau de precisão aumenta a segurança do procedimento”, relata.
Homenagem póstuma
O nome do centro é uma homenagem póstuma ao fundador da Amil, que faleceu em fevereiro deste ano. Apesar de ter nascido no interior de São Paulo, foi no Rio de Janeiro que Edson cursou Medicina e se tornou um dos principais empresários do setor saúde.
Serviço:
IRCAD Rio
Av. Jorge Curi, 550 – Bloco E
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ