ANS suspende a comercialização de 19 planos de saúde
Motivo foram reclamações relacionadas à cobertura assistencial

De Agência Brasil

Dezenove planos de saúde tiveram a comercialização temporariamente suspensa pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), em nota publicada na página da agência. O motivo apontado foram as reclamações relacionadas à cobertura assistencial.

“A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 19 planos de seis operadoras em razão das reclamações efetuadas no terceiro trimestre”, explicou a ANS.

A proibição da venda começa a valer no dia 22. Segundo a agência, 387.894 beneficiários ficam protegidos com a medida, pois esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento.

Além das suspensões, a ANS também divulgou a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 46 planos de 11 operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.

A lista dos planos afetados pode ser conferida na página da ANS na internet.

Hospital Unimed Volta Redonda e Grupo Nefroclínicas inauguram Centro Integrado de Nefrologia na Cidade do Aço
A parceria oferece serviços especializados para o cuidado de pacientes renais

 

 

Da Redação

O Hospital Unimed Volta Redonda e o Grupo Nefroclínicas inauguram no dia 8 de dezembro o Centro Integrado de Nefrologia na Cidade do Aço. A atuação em conjunto une duas instituições que são referência em qualidade em suas áreas de atuação. O presidente da Unimed, Vitório Moscon Puntel, destaca que o Centro vai oferecer um modelo abrangente de atuação na linha de cuidado completa do paciente renal, integrado aos serviços do Hospital Unimed Volta Redonda, reconhecido pela segurança nos processos, humanização e procedimentos de alta complexidade.

“Buscamos cada vez mais trazer o que há de melhor na saúde para Volta Redonda. O Centro Integrado de Nefrologia conta com a experiência da Nefroclínicas, possibilitando que mais pessoas possam ter acesso ao tratamento de qualidade e uma linha de cuidado em nefrologia desde a consulta ambulatorial, procedimentos e futuramente o transplante renal. Esse é mais um investimento em diferenciação e segurança para os pacientes que traz uma mudança de paradigma da assistência de um paciente renal, que também, reforça a contribuição da Unimed Volta Redonda para transformar a região em um Vale da Saúde”, celebra Vitório.

A nova unidade, que atenderá pacientes particulares e Unimed, terá foco no tratamento de doenças renais, a partir de um ecossistema estruturado em promover saúde. O espaço vai contar com consultórios, posto de enfermagem, 12 boxes de hemodiálise, sala de observação e sala de curativo. O Centro também vai oferecer acompanhamento nutricional, diálise peritoneal domiciliar e nefrologia pediátrica.

“O Centro Integrado de nefrologia traz uma ótima novidade como grande investimento para toda comunidade de Volta Redonda. Espaço confortável, moderno, corpo clínico diferenciado e o que há de melhor para oferecer uma experiência única aos pacientes que necessitarem do nosso serviço. Estamos impressionados com a qualidade assistencial do Hospital Unimed Volta Redonda e essa unidade vem fortalecer esse ecossistema”, afirma Daniel Calazans, CEO do Grupo Nefroclínicas.

Obelisco de Ipanema vai ficar iluminado de azul
Iniciativa da Oncologia D’Or chama atenção para o cuidado da saúde do homem, além da prevenção ao câncer de próstata

 

 

Da Redação

Uma das principais vias de Ipanema, a Rua Visconde de Pirajá, famosa pela variedade de comércio e responsável por ligar Leblon a Copacabana, também terá destaque na campanha contra o câncer de próstata. Na noite desta quarta-feira (30), às 19h, o Obelisco de Ipanema, monumento idealizado pelo arquiteto Paulo Casé, vai ser iluminado de azul, como parte das ações da Oncologia D’Or em apoio à campanha de prevenção ao câncer de próstata “O futuro está no cuidado”. Mais do que simplesmente alertar sobre os riscos do câncer, a iniciativa quer estimular os homens a dedicar tempo ao cuidado da própria saúde, dando ênfase à prevenção o ano inteiro, não somente em novembro.

“Além de estar situado em uma das ruas mais movimentadas do Rio, o Obelisco também faz parte de um bairro que estimula a vida saudável, pois as praias são convidativas à prática de atividades físicas. É o que queremos é mostrar a importância do cuidado com a própria saúde, seja com uma alimentação equilibrada, realização de atividade física, mas também com a ida periódica ao médico e realização de exames preventivos”, explica o diretor regional da Oncologia D’Or, Marcus Vinicius J. dos Santos, explica.

E os números mostram que os homens precisam cuidar melhor da saúde. A expectativa de vida do homem no Brasil é de 72,9 anos, enquanto a da mulher é de 79,4. A cada ano, mais de 60 mil casos de câncer de próstata são diagnosticados no Brasil, o que o faz ser o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. “Quando diagnosticado em estágio avançado, a chance de cura do câncer de próstata é de 10% a 20% apenas”, alerta a oncologista Rafaela Pozzobon.

Na avaliação da oncologista, o exame do toque retal, considerado um tabu entre os homens, é fundamental para a obtenção de um diagnóstico mais preciso em relação à doença.  Os homens devem procurar o médico para realização dos exames a partir dos 50 anos. Aqueles que se encontram no grupo com fatores de risco devem procurar a partir dos 45 anos. “O toque retal, apesar da resistência da maioria dos homens, é um exame fundamental para o diagnóstico. Faz parte do exame médico. Não é possível prevenir contra a ocorrência do câncer de próstata, mas podemos fazer um diagnóstico precoce. Infelizmente, por causa dessa resistência, ainda temos um índice de 20% de diagnóstico tardio”, frisou.

Pozzobon ressalta que a doença pode manifestar-se através de sinais como dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata. Por isso é importante que o homem faça acompanhamento médico regular e mantenha seus exames em dia. “A falta do cuidado com a própria saúde faz com que o homem não perceba sinais de doenças em seu estágio inicial”, observa a oncologista.

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, especialmente após os 50 anos de idade. Geralmente, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estadiamento da doença, que quando é descoberta ainda na fase inicial, tem maiores chances de cura.

Máscaras em aviões e aeroportos são obrigatórias a partir de hoje

 

Da Agência Brasil

A partir de hoje (25), o uso de máscaras de proteção facial volta a ser obrigatório em aviões, aeroportos, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área dos terminais. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início desta semana, visando a reduzir o risco de contágio de covid-19, diante do aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas.

Conforme decisão da Anvisa de 13 de maio deste ano, permanece mantida a possibilidade dos serviços de bordo em voos nacionais. Dessa forma, será permitido remover a máscara para hidratação e alimentação no interior das aeronaves, bem como nas praças de alimentação ou áreas destinadas exclusivamente à realização de refeições nos terminais e demais ambientes dos aeroportos.

De acordo com a resolução aprovada pela Diretoria Colegiada da Anvisa, as máscaras devem ser utilizadas ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz, queixo e boca, minimizando espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias.

A norma proíbe a utilização de máscaras de acrílico ou de plástico; máscaras dotadas de válvulas de expiração, incluindo as N95 e PFF2; lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional; protetor facial (face shield) isoladamente; máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos de fabricação, previstos na norma ABNT PR 1002.

A obrigação do uso de máscaras será dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, bem como no caso de crianças com menos de 3 anos.

Por fim, a norma aprovada prevê que, nos veículos de deslocamento para embarque ou desembarque em área remota, viajantes e motoristas mantenham o uso obrigatório e adequado das máscaras faciais.

Cenário epidemiológico

Para subsidiar a decisão, a Anvisa realizou reunião com especialistas sobre o cenário epidemiológico atual da covid-19 no Brasil. Participaram representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Associação Brasileira de Saúde Coletiva, além dos epidemiologistas Carla Domingues e Wanderson Oliveira.

“Os participantes da reunião ressaltaram que os dados epidemiológicos demandam o retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente no transporte público, aeroportos e ambientes fechados/confinados”, explicou a agência na ocasião.

A entidade destacou que o uso das máscaras estava previsto como recomendação desde agosto deste ano, principalmente para pessoas com sintomas gripais e para o público mais vulnerável, como imunocomprometidos, gestantes e idosos.

Além dos dados epidemiológicos atuais, o comportamento com características de sazonalidade da pandemia também foi considerado pela Anvisa. “Nos últimos anos, observou-se no Brasil o aumento da transmissão do vírus no período de novembro a janeiro, quadro que pode ser agravado pelo maior fluxo esperado de viajantes, que se deslocam pelos aeroportos para as férias escolares e festas de fim de ano”, acrescentou a agência.

A Anvisa lembrou que atua, mais uma vez, dentro de suas competências legais e “adaptando as regras atuais de forma proporcional ao risco para a saúde da população”. “A agência continuará atenta, avaliando e acompanhando os dados epidemiológicos, a fim de que as medidas possam ser revisitadas sempre que necessário, visando ao cumprimento de sua missão na proteção da saúde das pessoas”.