A implantação do programa de cirurgia robótica da unidade foi anunciada em maio deste ano com a chegada da plataforma Versius
Hospital Unimed Volta Redonda ultrapassa a marca de 50 cirurgias robóticas

Hospital Unimed Volta Redonda é o primeiro no Sul Fluminense a contar com cirurgia robótica (Foto: Divulgação)

O serviço de cirurgia robótica do Hospital Unimed Volta Redonda ultrapassou a marca de 50 intervenções realizadas, incluindo cirurgias gerais, urológicas, ginecológicas, torácicas, do aparelho digestivo e oncológicas. O presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, celebra o avanço do programa. “Em maio anunciamos a implantação do nosso programa, fruto de um planejamento de seis anos. No mesmo mês, realizamos as primeiras cirurgias robóticas da região Sul Fluminense e seguimos com a expansão do programa para as demais especialidades. Hoje ultrapassamos 50 cirurgias robóticas realizadas na plataforma Versius, trazendo ao Sul Fluminense uma tecnologia que faz a diferença no tratamento das pessoas, diminuindo o tempo de internação e recuperação do paciente”.

Com a aquisição da plataforma Versius, o Hospital Unimed Volta Redonda é o primeiro no Sul Fluminense a contar com cirurgia robótica. O Versius é um sistema robótico da CMR Surgical, empresa inglesa de alta tecnologia que conta com mais de 170 plataformas robóticas em operação ao redor do mundo. O robô cirúrgico apresenta um sistema compacto, versátil e modular que pode ser movido para diferentes salas cirúrgicas. Com punhos, instrumentais totalmente articulados e pinças de pequeno diâmetro, oferece aos cirurgiões maior habilidade e precisão nos procedimentos, possibilitando o acesso em áreas difíceis de forma mais eficaz, alcançando os melhores resultados para o paciente.

A diretora do Hospital Unimed Volta Redonda, Dra. Isis Lassarote explicou como foi a implantação do programa de Cirurgia Robótica nos últimos meses: “Com a aquisição da plataforma Versius, criamos um centro de capacitação. Todos os nossos médicos passaram por treinamentos, mesmo os que já atuavam com cirurgia robótica. Iniciamos as cirurgias em maio com as urológicas. Em agosto, aconteceram as primeiras ginecológicas e do aparelho digestivo, inclusive, realizamos a cirurgia bariátrica com o maior IMC (Índice de Massa Corporal) realizada com a plataforma Versius no mundo. Em setembro, as primeiras torácicas. E agora, em novembro, vamos realizar a primeira de coloproctologia. Desta forma, estamos cumprindo o nosso propósito de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas, oferecendo atendimento de qualidade próximo de sua residência sem precisar se deslocar para os grandes centros”, destaca.

Exercendo um importante papel no avanço da cirurgia robótica na região Sul Fluminense, a unidade vai receber o evento itinerante da SOBRACIL – Sociedade Brasileira de Videocirurgia, Robótica e Digital, neste sábado, 09 de novembro, às 8h. O encontro contempla atividades práticas científicas em cirurgia minimamente invasiva em várias especialidades, unindo cirurgiões da capital e do interior do Estado. Para mais informações, os médicos e residentes de especialidades cirúrgicas interessados podem fazer contato no WhatsApp (21) 97677-3711.