O que é a cirurgia pediátrica?
É a especialidade cirúrgica no ramo da medicina que trata de doenças congênitas ou adquiridas em crianças e adolescentes.
Quais são as principais particularidades envolvendo a cirurgia pediátrica?
O paciente pediátrico não é um adulto pequeno, mas sim uma pessoa com características fisiológicas diferentes, com patologias específicas da infância e adolescência. Por isso são necessários cuidados especiais e uma formação médica adequada para realizar o tratamento adequado desses pacientes.
Como é a abordagem do cirurgião pediátrico em comparação com o cirurgião de adultos?
O cirurgião pediátrico, além de ser um cirurgião geral (precisa primeiramente fazer residência em Cirurgia Geral) é um profissional da área da saúde que se especializa em cirurgia pediátrica (mais de três anos de especialização). O cirurgião pediátrico deve ter sensibilidade e empatia, pois nem sempre a criança ou adolescente sabe expressar corretamente o que sente.
Quais são as principais doenças que podem necessitar de cirurgia infantil?
O cotidiano de cirurgias pediátricas envolve hérnias, fimoses, testículos não descidos e cálculos biliares, entre outras operações. Também podem ser necessárias cirurgias mais complexas neonatais, decorrentes de mal formações congênitas. O cirurgião pediátrico é apto a tratar patologias de cabeça e pescoço, tórax, abdômen e do sistema urinário, entre outras partes do corpo.
De maneira geral, quais são os exames pré-operatórios mais pedidos nas cirurgias infantis?
Geralmente são pedidos exames de imagem como ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética e exames radiológicos, que auxiliam para facilitar o diagnóstico. Para uma cirurgia, também são necessários exames de análises clínicas.
Quais os diferenciais do Hospital e Maternidade Brasil envolvendo cirurgia pediátrica?
O Hospital e Maternidade Brasil, referência de qualidade na região do ABC, oferece toda uma infraestrutura adequada e especialistas para o atendimento de casos abrangendo cirurgias de crianças e adolescentes. Temos também a retaguarda de um hospital geral, que proporciona tranquilidade aos pacientes na prestação da assistência médica.