Publicado no jornal Diário do Grande ABC.
Em 15/8 é celebrado o Dia da Gestante. Qual a importância do pré-natal para a saúde das futuras mães e dos bebês?
Este dia tem a função de reforçar junto a toda comunidade a importância do pré-natal para todas as gestantes, para o acompanhamento do desenvolvimento fetal e também acompanhar as modificações físicas e psicológicas pelas quais passam a gestante neste período de intensa transformação para gerar um novo ser. Atualmente é recomendado que haja uma consulta pré-concepcional (antes da gravidez) para que possíveis problemas possam ser diagnosticados e tratados antes da concepção. Esta consulta pré-concepcional é ainda mais recomendada para as pacientes que já fazem controle de alguma intercorrência para que a mulher engravide em satisfatórias condições de saúde.
Quais são os principais exames que devem ser realizados no pré-natal?
Vários exames são realizados neste período com a finalidade de acompanhar as transformações orgânicas e psicológicas do casal possibilitando um tratamento precoce. Dentre os exames mais importantes citamos o rastreio da anemia e infecção com hemograma, do diabetes com a glicemia de jejum e teste de sobrecarga de glicose, da infecção urinaria com exame de urina e cultura urinaria e varias sorologias para rastreio de infecções. O acompanhamento do desenvolvimento fetal é realizado com a ultrassonografia, em que a morfologia fetal, a placenta, o líquido amniótico e também os fluxos placentários, matemos e fetais são avaliados. O rastreio da prematuridade com a medição do cola, o risco para síndromes e pré-eclámpsia também são estimados. A avaliação do coração do feto é feita com a ecocardiografia fetal durante o pré-natal.
Quais vacinas o casal deve tomar no período?
Nesta fase é fundamental que as vacinas do casal estejam em dia. São recomendadas as vacinas contra o tétano, coqueluche, difteria, influenza (gripe), hepatite B e covid-19.
Quais são as principais recomendações para a gestante ter uma gravidez saudável, como, por exemplo, em relação à alimentação e atividades físicas?
Algumas recomendações devem ser consideradas, como, por exemplo, a realização de atividade física por meio do pilates, hidroginástica, fisioterapia pélvica e caminhadas. Quanto à nutrição, devem ser evitados alimentos crus e mal lavados, bem como embutidos. A gestante deve evitar o consumo de álcool. A futura mãe precisa ingerir bastante fibras e líquidos para impedir a constipação intestinal.
Quais são os diferenciais do Hospital e Maternidade Brasil no cuidado com as gestantes?
No Hospital e Maternidade Brasil criamos o CIAGESTA (Centro Integrado de Acolhimento à Gestante), que é um pré-natal que tem como objetivo acolher, informar para menos intervir. Uma equipe multiprofissional integra este projeto para que seja oferecida à gestante um olhar completo sobre suas necessidades. A futura mãe passa em avaliação com o obstetra e com a equipe multiprofissional, formada por enfermeira, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. É também oferecido o pré-natal ao marido, em que o médico clínico avaliará as condições de saúde e carteira vacinal do futuro pai. Toda a equipe acompanhará a gestante durante o parto e puerpério (período pós-parto), incluindo fisioterapia durante o trabalho de parto, sem ônus adicional à gestante. O Hospital e Maternidade Brasil conta com um grande centro de diagnóstico de última geração, onde todos os exames podem ser realizados. Há também um hospital geral como retaguarda contando com todas as especialidades médicas, incluindo UTI materno e neonatal.