A Unimed Nacional fechou parceria com a Federação Baiana de Judô e vai patrocinar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte o projeto Caravana do Judô, que irá oferecer oficinas gratuitas para crianças e adolescentes nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ribeira do Pombal e Ilhéus. O projeto será acompanhado em todas as fases pelo Instituto Unimed e a expectativa é beneficiar 800 jovens, sendo 200 por localidade. Poderão se inscrever crianças a partir de 06 anos e adolescentes até 18 anos. As primeiras oficinas começarão em setembro e serão realizadas em ginásios municipais.
Ortopedista e com longa experiência em medicina esportiva, o diretor Comercial e Marketing da Unimed Nacional, Walter Cherubim, destaca que o projeto da Federação vai ao encontro dos valores da Cooperativa, pois promove, através do esporte, qualidade de vida. “A prática regular de esportes fortalece a musculatura, melhora a saúde cardiorrespiratória e ajuda a prevenir doenças”, explica.
Ele também ressalta que o aprendizado de uma arte marcial contribui no desenvolvimento intelectual, no autocontrole, na sociabilidade e na disciplina dos jovens. Walter ainda observa que é uma honra para a Unimed participar de um projeto que promove um esporte com tanta tradição olímpica. O judô é a modalidade que mais trouxe medalhas em olimpíadas para o Brasil. “Talvez um futuro campeão olímpico possa vir de uma das oficinas”, projeta.
O diretor regional da Oncologia D’Or, Marcus Vinicius, ressalta a inovação do setor na abertura do simpósio
Da Redação
Começou no início da tarde desta sexta-feira e vai até amanhã (27) o VII Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão Oncologia D’Or. O evento vai reunir, no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro oncologistas, cirurgiões, pneumologistas, patologistas e radiologistas nacionais e estrangeiros, que vão apresentar os últimos avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão. “Serão dois dias intensos, com muita informação, em que serão apresentadas importantes inovações do setor, mas sempre com foco no melhor cuidado para o paciente”, destacou o diretor regional da Oncologia D’Or, Marcus Vinicius, durante a abertura do seminário.
Entre os palestrantes estão o Tiago Machuca, diretor do Miami Transplant Institute (MTI), da Universidade de Miami, e um dos coordenadores científicos do evento; Renato Martins, professor da Divisão de Oncologia Médica do Departamento de Medicina da Universidade de Washington; Marc de Perrot, diretor do programa de Mesotelioma do Princess Margaret Cancer Center, em Toronto e Kazuhiro Yasufuku, professor e presidente da Divisão de Cirurgia Torácica da Universidade de Toronto.
Após dois anos de simpósio exclusivamente em formato virtual, esta edição será realizada de forma híbrida, com a realização de palestras presenciais e transmissão on-line. Cirurgia robótica, tecnologias para radioterapia, avanços da terapia-alvo e da imunoterapia, bem como novidades no cenário adjuvante e neoadjuvante, são alguns dos temas que serão destaque do simpósio.
O câncer de pulmão é um dos mais comuns. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), anualmente o país tem cerca de 30 mil novos casos e 29 mil mortes pela doença, que tem no tabagismo sua principal origem.
Galileu Assis e Gilberto Ururahy orientam como ter uma vida saudável
Da Redação
Os médicos Gilberto Ururahy e Galileu Assis lançam o livro “Saúde É Prevenção”, pela editora Rocco. Fundadores da clínica Med-Rio Check-up, pioneira em check-up executivo no Brasil, os médicos, a partir da experiência de mais 30 anos trabalhando com medicina preventiva, traçam um guia para que todos possam seguir um estilo de vida saudável – com alimentação balanceada, atividade física regular, sono reparador — com foco em prevenir ao invés de remediar. O lançamento será no dia 23 de agosto (terça-feira) no prédio da Amcham Brasil, na Rua da Paz 1431, Chácara Santo Antônio (Zona Sul); o evento ocorrerá das 10h às 18h.
Para Gilberto, a pandemia impôs uma necessidade ainda maior de ser falar em hábitos de vida saudáveis e prevenção. Por quase dois anos o mundo parou, e a pandemia afetou a rotina das pessoas, prejudicando a qualidade de vida. O resultado desse cenário é uma piora nos índices de saúde. “Hoje vemos mais um efeito da pandemia, que é o aumento do caso de doenças crônicas, que, em sua maior parte, tem relação direta com os hábitos do dia a dia”, relata.
Porém, observa Gilberto, nem sempre é fácil mudar o estilo de vida. E o livro oferece orientação para mudar esse cenário, que é extremamente preocupante, ainda mais quando se observa que estudos apontam que 73% das mortes nas grandes cidades estão ligadas aos maus hábitos, como sedentarismo e má alimentação. “A principal mensagem do livro é que estilo de vida saudável mais exames preventivos é igual à longevidade com autonomia”, reflete.
Com dados e estudos diversos, os autores propõem que exames periódicos, conhecimento sobre os fatores de risco e tratamentos precoces são necessários para o bom funcionamento do nosso corpo, além da identificação de situações estressantes capazes de nos fragilizar e, muitas vezes, até levar a distúrbios físicos e psíquicos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.
Sobre os autores
Gilberto Ururahy é médico, formado pela UFRJ e especializado em Medicina Preventiva. Criador da clínica Med-Rio Check-up, líder no segmento de check-ups para executivos no Brasil, é diretor e conselheiro da Câmara de Comércio França-Brasil, diretor e chairman do Comitê de Saúde da Câmara Americana do Comércio do Rio de Janeiro e Presidente do Conselho de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Detentor de diversas medalhas ao mérito, como a Medalha Pedro Ernesto de Cidadão Honorário da cidade do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes, a Medalha da Academia de Medicina da França e a Medalha Ordem Nacional do Mérito do Governo Francês, Ururahy também é autor de outros três livros sobre saúde: Como tornar-se um bom estressado, O cérebro emocional e Emoções e saúde.
Galileu Assis é formado em Medicina e Cirurgia pela UNIRIO. Membro do American College of Lifestyle Medicine e especialista em Medicina do Estilo de Vida certificado pelo American Board of Lifestyle Medicine, participou da criação da Med–Rio Check-up, no qual também é diretor.
SAÚDE É PREVENÇÃO – Gilberto Ururahy e Galileu Assis
Formato: 16 x 23 cm
Nº de páginas: 192
Preço: R$ 54,90
A Associação Nacional dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) entrou como amicus curiae (amigo da corte) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que a Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) ingressou no Supremo Tribunal Federal. O objetivo é tornar sem efeito a Lei sancionada pelo presidente Bolsonaro, que instituiu o piso salarial da enfermagem. Detalhe: a lei não determinou qual seria a fonte de custeio para o aumento. Atualmente, 87% dos pacientes renais são atendidos por clínicas conveniadas ao SUS. A defasagem entre o preço pago pelo governo para cada sessão de hemodiálise estava em R$ 70 antes da definição do piso. Com a sansão da lei, a próxima folha de pagamento das clínicas será, em média, 25% maior. Segundo a ABCDT, 40 clínicas fecharam as portas em decorrência da crise de subfinanciamento do tratamento do diálise. Agora, a situação piorou: 50% das clínicas indicaram que não receberão novos pacientes até que o STF decida sobre a ADI.