Hospital Unimed Volta Redonda Unidade Litoral amplia em 50% a capacidade da Unidade de Terapia Intensiva
UTI possui certificação que atesta a qualidade do atendimento

 

 

Da Redação

O Hospital Unimed Volta Redonda Unidade Litoral, em Angra dos Reis, ampliou em 50% a capacidade de atendimento de sua Unidade de Tratamento Intensivo. Com o investimento em estrutura física e equipamentos, a UTI aumentou de seis para nove os leitos voltados para pacientes em estado grave e que precisam de monitoramento constante. O vice-presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, destaca que a abertura dos leitos vem em um momento fundamental, pois há demanda maior devido à pandemia. “Com a nova estrutura, aumentamos a nossa capacidade de acolher e cuidar dos pacientes graves quando a população mais precisa”, afirma.

Os novos leitos são mais um exemplo de como a Unimed Volta Redonda está comprometida em melhorar e ampliar os serviços médicos oferecidos pela Unidade Litoral. Desde que adquiriu o hospital em 2018, a cooperativa já realizou uma série de investimentos, como a ampliação do pronto atendimento adulto e infantil e a reforma do espaço da imagem que oferece os exames de raio-x, tomografia computadorizada e mamografia. Também houve renovação do parque tecnológico da UTI, que conta com recursos tecnológicos para assistência adequada a pacientes críticos, tanto para pacientes clínicos, cirúrgicos e em particular pacientes portadores de Covid19.

O hospital apresenta UTI adulto, berçário, day clinic, serviços de sala de cirurgia e videocirurgia, cirurgia oftalmológica, laboratório de análises clínicas, imagem e pronto atendimento 24 horas. “Porém, não adianta ter uma boa estrutura física e equipamentos de qualidade, sem uma equipe competente. Nosso maior compromisso é entregar a melhor experiência do cuidar aos nossos clientes, prezando sempre pela qualidade no atendimento, melhoria contínua e segurança dos processos”, afirma Dr. Puntel, que lembra que, no início do ano, o hospital recebeu o selo UTI Eficiente, conferido pela Epimed, empresa certificada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e responsável por avaliar a eficiência de mais de 1500 UTIs em 7 países diferentes.

A acreditação atesta justamente a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade. Para a região da Costa Verde, o selo é uma garantia de que o Hospital atende aos mais altos padrões de assistência e qualidade, colocando a unidade no mesmo nível dos principais hospitais dos grandes centros urbanos. “Essa certificação traz confiança para a população, por saber que somos referência no atendimento de pacientes graves”, enfatiza o diretor técnico da unidade, Dr. Walter Bastos.

Butantan entrega mais 2,2 milhões de doses de vacina contra a covid-19
Com o lote, 52,2 milhões de doses foram entregues desde janeiro

 

Da Redação

O Instituto Butantan fez hoje (18) a entrega de mais 2,2 milhões de doses da vacina contra o coronavírus CoronaVac. O imunizante vai ser distribuído pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para ser usado em todo o país. 

Com o lote de hoje, o Butantan alcança a marca de 52,2 milhões de doses entregues desde janeiro. A previsão é que até o final de setembro o instituto tenha disponibilizado 100 milhões de doses da vacina ao PNI.

A entrega de hoje é referente ao processamento de 3 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) recebidos da China no último dia 25 de maio. A matéria-prima permitiu a produção de 5 milhões de doses.

O Butantan espera receber até o fim deste mês mais uma remessa com 6 mil litros de IFA para poder envazar mais 10 milhões de doses.

Segundo os últimos dados disponibilizados pelo governo estadual, já foram aplicadas em São Paulo 20,2 milhões de doses, sendo 5,8 milhões da segunda dose da imunização.

ANS: suspensão da venda de oito planos de saúde entra em vigor
Planos apresentaram problemas na cobertura assistencial

 

Da Agência Brasil

Começa a valer hoje (18) a proibição da venda de planos de saúde que tiveram sua comercialização suspensa pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), devido a problemas na cobertura assistencial relatados pelos clientes no 1° trimestre de 2021.

Com base em mais de 20 mil queixas analisadas, a ANS determinou a suspensão de oito planos de saúde vendidos por cinco operadoras. A lista completa dos planos penalizados pode ser conferida na página da ANS.

A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que atua na proteção dos consumidores e acompanha o desempenho dos planos. Segundo a ANS, 35.080 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora nos resultados.

A agência também divulgou que seis planos de quatro operadoras voltaram a ter suas vendas liberadas devido à melhora no monitoramento.

Iniciativa FIS realiza webinar sobre o impacto da globalização no futuro da saúde mundial
Evento será transmitido pelo YouTube

 

 

Da Redação

A pandemia pela Covid-19 marcou profundamente diversos fatores da sociedade, como a economia, gestão, tecnologia e principalmente a saúde. As consequências foram inúmeras para o mundo, não houve em nenhum momento da história da humanidade tamanha rapidez na pesquisa e produção de vacinas contra uma doença como agora. No dia 18 de junho, às 15h, a INICIATIVA FIS vai apresentar o Webinar gratuito O Impacto da Globalização no Futuro da Saúde Mundial. O evento vai trazer uma perspectiva sobre os desafios no planejamento e enfrentamento de futuras epidemias.

Sobre a importância de debater sobre o tema, o embaixador e Chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Rio de Janeiro, Eduardo Prisco explica como a Globalização facilita a disseminação de doenças transmissíveis. “Pode-se dizer que, de uma maneira geral, pandemias são produto de processo de Globalização, isto é, do processo de crescente intensificação das interações entre as populações de todos os cantos do planeta. Esses contatos constantes facilitam a disseminação dos patógenos e, por consequência, a contaminação das populações em escala global”, concluiu.

De acordo com o presidente da INICIATIVA FIS, Josier Vilar, a Globalização aumentou não só a mobilidade das pessoas, mas também a transição de doenças de um local para o outro. Um lado positivo desse processo seria a criação de uma economia e pesquisas colaborativas. “Só conseguimos fazer todo aquele ciclo de desenvolvimento da identificação da doença, com o teste antigênico e até a vacina, porque institutos de pesquisas de todo mundo se conectaram. Cada um fez um pedaço da pesquisa e com isso, os estudos puderam ter resultados mais rápidos do que no passado. A Globalização trouxe essa vantagem de conectar as pessoas e os institutos de pesquisa e com isso, otimizar toda a capacidade de desenvolvimento que cada um teve”, ressaltou Vilar.

Em relação aos impactos causados pela Covid-19 no setor da Saúde, o economista chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida acredita na elaboração de uma economia sustentável para lidar com futuras pandemias. “Precisa investir na formação de pesquisadores na área da Saúde, incentivar a pesquisa e melhorar o monitoramento de possíveis pandemias. As empresas privadas, universidades, centros de pesquisa e governo precisam estabelecer modelos de cooperação que possibilitem uma coordenação mais rápida em caso de pandemias ou de crise de Saúde Pública”, explica.

O Webinar contará também com a participação do vice-diretor geral da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa e da vice-presidente do Sabin Vaccine Institute, Denise Garrett. O debate terá como mediador o presidente da INICIATIVA FIS, Dr. Josier Vilar.

Serviço:

Webinar: O Impacto da Globalização no Futuro da Saúde Mundial

Data: 18/06/2021

Horário: 15h (Horário de Brasília)

Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ElTypDV4wEU