Iniciativa FIS promove encontro de jovens empreendedores da saúde

 

 

Da Redação

No dia 28 de maio, A INICIATIVA FIS realizará o FIS Webinar – Empreendendo de verdade na Saúde, no seu canal do YouTube às 15h. O painel reunirá jovens empreendedores da área da saúde que irão apresentar suas experiências no ramo, bem como soluções para todo esse ecossistema. Os aspectos sobre o empreendedorismo, tecnologia e inovação nos dias atuais por conta da pandemia pela Covid-19 também serão abordados.

Alfonso Nomura, CEO da Alpha Diagnose Oftalmologia e um dos palestrantes, acredita que esse debate sirva para que a sociedade entenda os impactos positivos do empreendedorismo no país. Para Jihan Zoghbi, CEO da Dr. TIS e Presidente da Associação Brasileira CIO Saúde, o empreendedorismo na saúde difere de outros tipos e acredita que a pandemia acelerou bastante o investimento em tecnologia. “Muitos fundos estão olhando para a saúde com potencial, pois é uma coisa que todo mundo precisa. Surgiram muitos empreendedores nessa jornada de empreender e entregar a saúde com tecnologia”, explica a CEO.

Já o diretor de marketing da MedSolutions, Leonardo Alves, defende a necessidade de criar uma cultura de empreendedorismo na saúde. “Empreender na saúde é preciso treinar o olhar para visualizar os problemas e as oportunidades na área. O setor da saúde é um oceano de oportunidades para o empreendedorismo e a inovação”.

O FIS Webinar é um evento mensal totalmente gratuito, que reúne grandes lideranças tanto da saúde quanto de outras áreas para conversar e trocar experiências sobre os mais variados assuntos. Cada vez mais, novos executivos da saúde estão dentro do ecossistema da INICIATIVA FIS, que já se tornou o maior ecossistema de lideranças de saúde do Brasil e da América Latina.

Segundo o CEO da INICIATIVA FIS, Rodrigo Vilar, o evento tem como proposta a construção de um conteúdo linear sobre saúde. “O FIS Webinar virou um marco do setor de saúde para a geração e distribuição de conteúdo, possibilitando grandes discussões, conexões e testes de novas tecnologias para transmissão, grandes lideranças tanto de fora quanto de dentro da saúde. Todos eles têm o intuito de discutir e trazer experiências de temas que possam ajudar a transformar a saúde”, ressaltou.

Participantes:

André Ballalai: diretor Global de Pricing & Market Access na IQVIA

Dr. Alfonso Nomura: CEO da Alpha Diagnose Oftalmologia

Dr.Jamil Cade: Founder e CEO da W3.Care

Jihan Zoghbi: CEO da Dr. TIS e Presidente da Associação Brasileira CIO Saúde (ABCIS)

Leonardo Alves: Diretor de Marketing da MedSolutions,

Drª Paula Mateus: Chief Commercial Officer (CCO) da Rede na Saúde ID

Ministério da Saúde anuncia vacinação de portuários e aeroviários
Doses serão distribuídas aos estados ainda hoje

 

Da Agência Brasil

 

O Ministério da Saúde anunciou, hoje (25), o início da vacinação de trabalhadores de portos e aeroportos. Na noite de hoje começarão a ser distribuídas aos estados doses para a imunização desse público, que abrange pouco mais de 200 mil pessoas.

Segundo a pasta, as doses serão suficientes para atender 100% dos portuários e 78% dos trabalhadores em aeroportos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a medida foi tomada diante do cenário de circulação de uma nova variante, denominada de indiana, em menção ao país onde surgiu, cujo nome técnico é B.1.671.2.

No país, a variante foi identificada inicialmente no Maranhão, com casos suspeitos em outros estados sob análise. Uma pessoa infectada com a variante indiana está internada em São Luís em estado grave.

O governo federal enviou ao Maranhão 600 mil testes rápidos para identificar possíveis casos da variante no estado.

Anvisa e MS discutem medidas de contenção de variantes do coronavírus
Nesta semana, serão feitas reuniões técnicas com companhias aéreas

 

Da Agência Brasil

 

A ampliação de medidas de contenção de novas variantes do novo coronavírus no país é motivo de reuniões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o Ministério da Saúde (MS). Durante esta semana, a agência promove reuniões técnicas com as vigilâncias em saúde dos estados e municípios e as companhias aéreas.

Nesta quarta-feira (26), a reunião será com os centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) de todo o país, com o objetivo de ajustar fluxos de atuação, realizar alinhamento de ações e prestar esclarecimentos sobre a atuação já desenvolvida pela agência para conter a circulação de novas variantes do novo coronavírus.

Dentre os temas a serem tratados está a definição exata do local em que se realizará a quarentena das pessoas sujeitas à medida – caso dos brasileiros com histórico de viagem à Índia nos últimos 14 dias – e dos encaminhamentos a serem adotados em relação aos casos suspeitos identificados pela Anvisa nos desembarques em aeroportos do Brasil.

Na reunião dessa terça-feira (25) com o ministério, foram discutidos, além dos fluxos, aspectos operacionais para o início das testagens (teste de antígeno) de viajantes, antes do embarque.

Pelas regras atuais, nos termos da Portaria 653/21, a partir de recomendação técnica da agência, estrangeiros e brasileiros com destino ao Brasil devem apresentar à empresa aérea, no momento do embarque, o resultado de um teste de RT PCR negativo realizado nas últimas 72 horas e comprovante de preenchimento eletrônico da Declaração de Saúde do Viajante (DSV).

Ainda de acordo com a portaria vigente, os viajantes estrangeiros procedentes ou com passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela República da África do Sul e pela República da Índia nos 14 dias anteriores ao embarque estão proibidos de ingressar no Brasil. Contudo, a norma estabelece exceções. Brasileiros e cônjuges de brasileiros, por exemplo, com origem ou histórico de passagem nesses países devem permanecer em quarentena por 14 dias ao chegar no Brasil.

A ideia em debate é que os viajantes sujeitos a quarentena sejam encaminhados, em fluxos pactuados entre estados e municípios, a locais específicos para quarentena, conforme as condições de cada localidade. Segundo a agência, o controle de quarentena no território nacional não está no âmbito de competência da Anvisa, que tem atuação restrita aos ambientes de aeroportos, portos e recintos de fronteiras do país.

Complementarmente, os estados e municípios também poderão aplicar medidas sanitárias adicionais em ambientes nos quais a agência não possui competência legal de atuação, como rodoviárias e rodovias.

Ainda durante esta semana, a Anvisa se reunirá com as companhias aéreas e concessionárias dos aeroportos, a fim de intensificar as ações já em curso e discutir o fluxo para obtenção de informações dos passageiros de voos, de forma a permitir a identificação mais rápida de contactantes de casos em investigação.

São Paulo

Na última segunda-feira (24), a Anvisa discutiu novos fluxos de trabalho para ampliar a ação de controle com as secretarias estadual e municipal de Saúde de São Paulo, cidade que representa a maior porta de entrada de passageiros no Brasil por malha aérea.

Em Guarulhos, a proposta é que os passageiros – ainda que assintomáticos – que tiverem passagem pelos países que hoje possuem circulação de novas variantes, como a B.1.617, originária da Índia, sejam encaminhados a local específico para cumprimento da quarentena.

Seminário vai debater direito do consumidor nos planos de saúde
Evento será online e gratuito

 

 

Da Redação

Acontece na quinta-feira (27) o IV Seminário de Capacitação e Atualização em Direito do Consumidor. Promovido pelo Instituto Nêmesis, em parceria com o Procon-RJ e com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, o evento é coordenado pelo desembargador Werson Rêgo.

Na edição deste ano, o enfoque será no setor de planos de saúde. Relação de consumo e proteção, reajuste de planos e os impactos da pandemia no setor são alguns dos temas que serão debatidos no evento. O Seminário terá a participação de nomes, como, Daniel Tostes, procurador-geral da Agência Nacional de Saúde; Vera Valente, diretora executiva da FenaSaúde e Marcus Pestana, assessor especial da presidência da Associação Brasileira de Planos de Saúde.

O evento será online e gratuito, das 14h às 18h30. Todos que assistirem terão direito ao certificado de participação. Inscrições no link https://eventos.congresse.me/proconrj.