Rio de Janeiro sedia Congresso Mundial de Hospitais com foco em inovação e sustentabilidade
O evento, que acontece de 10 a 12 de setembro no Rio de Janeiro, reunirá líderes globais para explorar temas como liderança moderna, práticas sustentáveis e avanços em saúde

(Imagem: IHF)

Durante os dias 10 a 12 de setembro acontecerá o 47º Congresso Mundial de Hospitais da IHF no Windsor Convention & Expo Center, no Rio de Janeiro. O evento que promete ser um marco na troca de conhecimentos e práticas inovadoras no setor de saúde é coorganizado pela International Hospital Federation (IHF) e pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH).

O evento promete conectar líderes e tomadores de decisão de hospitais e serviços de saúde globalmente. Sua primeira edição aconteceu em Atlantic City em 1929 e, desde 2025, se tornou um evento anual, promovendo um ambiente de muita troca e networking.

Principais temas do Congresso 

Durante o WHC2024 (World Hospital Congress 2024), os participantes explorarão temas cruciais que estão moldando o futuro da gestão em saúde. Entre os tópicos abordados estão a adaptação da liderança contemporânea aos desafios do cenário moderno da saúde, novas estratégias para melhorar o bem-estar dos colaboradores e o desenvolvimento da próxima geração de líderes no setor.

O Congresso também será um espaço para discutir modelos clínicos que têm feito a diferença na melhoria dos resultados, segurança e experiência dos pacientes. A inovação em saúde será outro destaque, com foco nos avanços em inteligência artificial, tecnologia e operações hospitalares que estão transformando o setor. E, claro, a sustentabilidade será um tema central, com estratégias para alcançar emissões líquidas zero e promover práticas ambientalmente responsáveis.

Hospitalar no 47º Congresso Mundial de Hospitais

No primeiro dia de evento (10), às 11h10, Juliana Vicente, Head do Portfólio de Saúde da Informa Markets Latam, mediará o painel intitulado “Designing and demonstrating the impact of sustainable healthcare” (Projetando e demonstrando o impacto dos cuidados de saúde sustentáveis).

Nele, os participantes abordarão a importância da governança e cooperação técnica na integração de práticas sustentáveis.

Participarão da conversa: Steve Bellingham (Reino Unido), Diretor de Enfermagem do Hospital Bupa Cromwell; Mónica Castaño-Tovar (Colômbia), Coordenadora de Gestão Ambiental da Fundación Valle del Lili; Sohayla Eldeeb (EUA), Stanford Healthcare Sustainability Fellow; Andrew Garman (EUA), Consultor Sênior de Desenvolvimento de Liderança da Geneva Sustainability Centre e Professor na RUSH University; Fernando Lira (Brasil), Coordenadora de Sustentabilidade Ambiental da Santa Casa da Bahia e Miguel Ángel Martínez Sánchez (Espanha), Diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Fundació Sanitària Mollet.

Além disso, a Hospitalar, principal feira de saúde da América Latina, é patrocinadora do coquetel de boas-vindas do WHC2024, que acontecerá no dia 09 de setembro. Durante a abertura, Juliana Vicente fará uma saudação aos congressistas.

Com o lema “Aprendizagem global, ação local”, o 47º Congresso Mundial de Hospitais será um ponto de encontro para transformar a liderança e a gestão no setor de saúde, preparando-o para os desafios do futuro. Acesse o site do evento para saber mais.

Projeto norte americano contará com participação de neurocirurgiã brasileira

Dra. Giselle Coelho, da Santa Casa de SP.

No final de agosto, a neurocirurgiã da Santa Casa de São Paulo Giselle Coelho embarca para os Estados Unidos, para participar de um Fellowship de Inovações Tecnológicas da Mayo Clinic, considerada um dos melhoreshospitais do mundo, que visa treinamento integrado com alta tecnologia. Vai integrar esse projeto o bebê simulador, uma tecnologia inovadora desenvolvida pela brasileira, que tem facilitado o treinamento de residentes. A inovação foi fundamental para treinar médicos a fazer cirurgia endoscópica neurológica, para tratamento de bebês com hidrocefalia. A nova técnica tem assegurado melhora importante da qualidade de vida dessas crianças.

Instituto busca transformar a saúde suplementar com certificação de corretores
Fundado pelo ex-presidente da ANS, Leandro Fonseca, o IQCS quer preencher o vazio da falta de qualificação especializada dos vendedores de planos de saúde

Leandro Fonseca, ex-presidente da ANS e idealizador do Instituto de Qualificação da Contratação na Saúde Suplementar. (Foto: divulgação)

Da Redação

Promover uma mudança no setor de saúde suplementar. É com essa expectativa que será lançado em setembro o Instituto de Qualificação da Contratação na Saúde Suplementar (IQCS). À frente da iniciativa, Leandro Fonseca, ex-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O IQCS surge inicialmente para atender uma lacuna dentro do setor que é a qualificação especializada dos corretores de planos de saúde. Estima-se que cerca de 100 mil profissionais atuam com venda de planos de saúde no Brasil. O lançamento oficial será no dia 2 de setembro, após debate setorial promovido pelo IQCS em parceria com a Faculdade Mackenzie sobre o Impacto da atuação dos profissionais de venda de planos de saúde, com a presença do presidente da ANS, Paulo Rebello; presidente da Abramge, Gustavo Ribeiro; o presidente do IQCS, Paulo Marcos e o presidente do SINCOR-RJ, Ricardo Garrido, com moderação de Adriano Londres, CEO da Arquitetos da Saúde.

O diagnóstico feito pelo Instituto é que muitos dos problemas e conflitos entre operadora e beneficiário seriam evitados se houvesse uma formação apropriada de quem trabalha com a venda. Leandro cita, por exemplo, a discussão atual de cancelamento de contratos por parte das operadoras e fraudes. Há casos, ressalta ele, em que o cancelamento indevido decorre de uma venda mal-feita, que gera uma expectativa no beneficiário que não vai ser atendida, bem como na operadora em relação àquele vínculo que, não necessariamente, está corretamente sendo respondida a demanda do contratante.

Para preencher essa lacuna, o IQCS vai oferecer cursos online, inicialmente serão 14 modalidades, com aulas de 30 a 40 minutos. No total, serão até 5 horas de conteúdo em cada curso. As aulas abordam, por exemplo, temas que costumam estar entre as principais causas de judicialização do setor, como precificação e reajuste de plano de saúde, carência e rol da ANS. A expectativa é que essa qualificação contribua para redução de disputas judiciais, de fraudes e da desconfiança que permeia o setor. A visão é que um profissional de vendas melhor preparado, pode ser um agente fundamental para diminuir os conflitos entre operadora e contratante. “É preciso um tanto de coragem para desafiar o status quo. Mas o Instituto tem essa ambição de transformar o setor de saúde suplementar, catalizando um ciclo virtuoso nesse setor que presta serviços muito importantes para os brasileiros”, afirma Leandro.

Serviço

Lançamento do Instituto de Qualificação da Contratação na Saúde Suplementar (IQCS)
Dia: 02 de setembro – após debate setorial: Impactos da atuação dos profissionais de venda de planos de saúde
Horário: 17h às 19h
Local: Faculdade Mackenzie – Rua Marquês de Olinda, 70 – Botafogo – RJ
Inscrições: www.iqcs.com.br

Começa hoje, em Salvador, simpósio que alerta para o câncer mais mortal do mundo
Segundo estudos, há aumento da incidência de câncer de pulmão em pacientes não fumantes

(Imagem: Reprodução / https://www.rededorsaoluiz.com.br/instituto/idor/eventos/ix-simposio-internacional-de-cancer-de-pulmao-oncologia-dor-2/)

Da Redação

Começa nesta sexta-feira (23), às 8h, a nona edição do Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão Oncologia D’Or, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. Ao longo de dois dias, o evento vai apresentar novidades sobre rastreamento, diagnóstico e tratamento envolvendo a doença, que é o tipo mais incidente e letal de câncer no mundo. Segundo dados da OMS, são 2,5 milhões de novos casos e 1,8 milhão de mortes apenas em 2022. Cirurgião torácico e coordenador do evento, Tiago Machuca reforça a importância do simpósio. “É um congresso que reúne profissionais multidisciplinares envolvidos no dia a dia do tratamento e diagnóstico da doença e tem como principal objetivo melhorar o cuidado com a população”, afirma.

O evento contará com a presença de dois convidados internacionais: Bruno Hochhegger, radiologista e professor da Universidade da Flórida; e Narjust Florez, oncologista torácica no Dana-Farber Brigham Cancer Center. Narjust trará um dos principais debates do congresso: a incidência de câncer de pulmão em pacientes não fumantes. Há um aumento comprovado de casos em pacientes jovens e que sequer tiveram contato com tabaco, alertando médicos para essa possibilidade em novos casos.

O rastreamento em câncer de pulmão também receberá grande destaque no simpósio. Estudos apontam benefício evidente para pacientes que descobrirem a presença do carcinoma pulmonar em estágio inicial, utilizando tomografias de baixa dose. “As estatísticas de câncer de pulmão são indesejáveis por conta da demora no diagnóstico. O rastreamento é uma oportunidade única que temos para melhorar essas estatísticas e facilitar o tratamento”, explica Samira Mascarenhas, oncologista clínica da Oncologia D’Or e coordenadora do Simpósio, reafirmando a importância de acompanhar pacientes com algum histórico que possam vir a facilitar a presença da doença.

Outros módulos terão temas como: o papel da cirurgia no câncer de pulmão, critérios, avanços, novas técnicas e como entregar uma cirurgia de qualidade para cada caso; e terapias adjuvantes, ou seja, utilização de quimioterapia e imunoterapia para diminuir o tumor e aumentar as chances de cura do paciente pós-operação. “Estamos muito felizes em poder trazer, novamente, temas extremamente relevantes e atuais em câncer de pulmão em um ambiente propício ao debate e troca de conhecimento, permitindo a evolução profissional e formação de novas conexões”, finaliza Tiago Machuca, Diretor Nacional de Medicina Respiratória de Alta Complexidade da Rede D’Or e coordenador do evento.

Oncologia D’Or

Criada em 2011, a Oncologia D’Or é a empresa de oncologia da Rede D’Or, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em 11 estados brasileiros e Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar, não apenas serviços integrados e assistência ao paciente com câncer com elevados padrões de excelência médica, mas um ambiente de suporte humanizado e acolhimento. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma rede de mais de 55 clínicas, tem em seu corpo clínico mais de 500 médicos especialistas nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia e equipes multidisciplinares que trabalham em estreita parceria com o corpo clínico da maioria dos 73 hospitais da Rede D’Or. Além disso, a presença das clínicas da Oncologia D’Or em mais de 22 hospitais da Rede, abrange a área de atuação em toda a linha de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionado maior agilidade no diagnóstico e trazendo mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.

Serviço:

IX Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão Oncologia D’Or

Data: 23 e 24/08.

Local: Wish Hotel da Bahia– Av. Sete de Setembro, 1537 – Salvador – BA.

Inscrições: www.eventosoncologiador.com.br/pulmao2024/