Caminhada promovida pelo Quinta D’Or alerta para prevenção do AVC, que mata mais de 70 mil brasileiros por ano
Hospital também realiza simpósio sobre os avanços no diagnóstico e tratamento da doença

 

Da Redação

No dia 29 de outubro, é o Dia Mundial de Combate ao AVC, doença que é a segunda maior causa de morte no mundo e a primeira de incapacidade. Somente no Brasil, segundo a Organização Mundial de AVC, mais de 70 mil pessoas morrem anualmente em decorrência da doença, conhecida popularmente como derrame. E para alertar a população sobre os fatores e riscos e a necessidade de prevenção, o Quinta D’Or promove, na quinta-feira (27), às 9h, uma caminhada solidária na Quinta da Boa Vista.

Segundo a chefe do setor de Neurologia do hospital, Soraya Pulier, a iniciativa visa ressaltar a necessidade de orientar a população sobre os sinais e sintomas do AVC. “Devido à falta de informação, há casos de pessoas que apresentam sintomas iniciais de um derrame, mas por desconhecimento demoram a buscar o atendimento. Com isso, aumentam as chances de a gravidade aumentar e de se ter sequelas permanentes”, explica. O ponto de encontro da caminhada será no portão principal da Rua Almirante Baltazar.

Existem dois tipos de derrame, o isquêmico (que ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no território vascular) ou hemorrágico (causado pela ruptura espontânea de um vaso, com extravasamento de sangue para o interior do cérebro). O isquêmico é o mais comum, respondendo aproximadamente por 85% dos casos. A hipertensão, doença que atinge 30% da população brasileira, está entre as principais causas do AVC. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 10% dos pacientes controlam a pressão de maneira correta. Se não controlada, a pressão leva ao estresse da parede do vaso, que sofre uma dilatação e fica frágil. Com a pressão muito alta, o vaso rompe e o sangue cai dentro do tecido cerebral, provocando o derrame.

A escolha pela caminhada também pontua que a prática de atividade física regular é uma das principais formas de prevenir o AVC, assim como não fumar, ter hábitos regulares de sono, alimentação equilibrada, bem como o controle da pressão arterial e do diabetes. “Poder praticar uma atividade física em um parque tão bonito como a Quinta da Boa Vista, rico em história e beleza natural, é um privilégio para poucas cidades do país”, destaca Soraya.

Hospital também realiza Simpósio sobre a doença

Já no dia 28, os principais avanços no diagnóstico e tratamento do AVC serão debatidos em Simpósio que o Quinta D’Or promove das 9h às 12h. Neurologistas, cardiologistas, fisioterapeutas e enfermeiros vão falar sobre protocolos de tratamento, atendimento multidisciplinar, atuação da enfermagem, entre outras questões.

Serviço

Caminhada de conscientização sobre os sinais e sintomas do AVC
Dia: 27 de outubro / Horário: 9h
Local: Quinta da Boa Vista (saída do portão principal da Rua Almirante Baltazar)

Simpósio do Dia Mundial do Combate ao AVC
Dia 28: de outubro / Horário das 9h às 12h
Local: Auditório do Hospital Quinta D’Or – 10° andar – Rua Almirante Baltazar,435 – São Cristóvão
Informações: (21) 3461-3708 / ce.hqd@quintador.com.br

Brasil recebe o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos
Próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim do ano

 

Da Agência Brasil

Já está no Brasil o primeiro lote importado de vacinas contra a Monkeypox, doença que é mais conhecida como varíola dos macacos. Segundo o Ministério da Saúde, a remessa de 9,8 mil doses desembarcou nesta terça-feira (4) no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Cerca de 50 mil doses já foram compradas via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim de 2022.

De acordo com o ministério, os imunizantes serão utilizados para a realização de estudos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “É importante ressaltar que as vacinas são seguras e atualmente são utilizadas contra a varíola humana ou varíola comum. Por isso, o estudo pretende gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos e, assim, orientar a decisão dos gestores”, informou a pasta.

A coordenação da pesquisa ficará a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o apoio da OMS e financiamento do ministério. O estudo foi discutido pela pasta, em conjunto com a Opas, pesquisadores e especialistas da área.

“O objetivo é avaliar a efetividade da vacina Jynneos/MVA-BN contra a varíola dos macacos na população brasileira, ou seja, se a vacina reduz a incidência da doença e a progressão à doença grave. A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença”, detalhou o ministério ao informar que inicialmente os grupos a serem vacinados serão de pessoas que tiveram contato prolongado com doentes diagnosticados ou em tratamento com antirretroviral para HIV.

Ainda segundo o ministério, em breve serão divulgados quais centros de pesquisa serão incluídos “considerando as cidades com elevados números de casos confirmados da doença e a infraestrutura disponível para a condução do estudo”.

Mais de 100 mil pessoas contrataram planos de saúde em agosto
Planos odontológicos registram mais de 300 mil usuários em um mês

 

Da Agência Brasil

Os planos de saúde de assistência médica ganharam mais de 100 mil usuários em agosto, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), chegando a quase 50 milhões de usuários no Brasil. Os planos exclusivamente odontológicos também cresceram, foram mais de 300 mil novos usuários em um mês. Os dados estão disponíveis na Sala de Situação, ferramenta de consulta do portal da ANS.

Em um ano, entre agosto de 2021 e agosto de 2022, 1.579.034 pessoas contrataram planos médico-hospitalares, o equivalente 3,27% de aumento em relação a agosto de 2021. Apenas em um mês, entre julho e agosto deste ano, foram registrados 112.053 novos usuários. Com isso, há hoje 49.912.645 usuários em planos de assistência médica no país.

Já os planos exclusivamente odontológicos somam um total de 30.357.386 de usuários no Brasil. No último ano foram 2.335.469 novos beneficiários, o que representa 8,33% de crescimento no período. Em um mês, foram registrados 312.871 novos beneficiários.

Apesar do número de usuários de planos de assistência média ter crescido em 25 unidades federativas, os maiores aumentos se deram em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os planos odontológicos ampliaram a adesão em 26 unidades federativas, sendo São Paulo, Minas Gerais e Paraná, os estados com maior crescimento em números absolutos no último ano.

Os dados estão disponíveis para consulta no portal da ANS. É possível consultar a evolução de beneficiários por tipo de contratação do plano e por unidade federativa em diferentes competências. Segundo a Agência, os números podem sofrer alterações retroativas em razão das revisões efetuadas mensalmente pelas operadoras.

Hospital Unimed Volta Redonda completa 12 anos
Unidade é referência em atendimento de alta complexidade

 

Da Redação

Cuidar da saúde e bem-estar das pessoas é o propósito da Unimed Volta Redonda que em sua estrutura também conta com um hospital de alta complexidade, que nesta terça-feira, dia 04, completa 12 anos na prestação de serviços de saúde na região.

O Hospital Unimed Volta Redonda oferece atendimento humanizado, com equipe qualificada e tecnologia de ponta. Consequentemente, pelo segundo ano seguido, o hospital está no ranking dos 100 melhores hospitais do país pelo estudo da revista norte-americana Newsweek em parceria com a empresa global de pesquisa de dados Statista Inc. Além desse reconhecimento, o hospital possui as principais certificações do setor da saúde, sendo elas: ONA 3, HIMSS 6 e PALC.

“Buscamos proporcionar a melhor assistência aos nossos clientes seguindo nosso propósito de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas. Comemoramos 12 anos na prestação de serviços de saúde em Volta Redonda com reconhecimentos que são um reflexo do nosso trabalho realizado no dia a dia”, diz a diretora do Hospital Unimed Volta Redonda, Isis Lassarote.

“Temos orgulho de ser, crescer e investir na cidade. Além da unidade hospitalar no bairro Belvedere, o hospital está presente em Volta Redonda com um Pronto Atendimento no Retiro, uma unidade laboratorial na Vila Santa Cecília e, em breve uma unidade de diagnóstico por imagem que vai oferecer o serviço de ressonância magnética no bairro Aterrado. Somente em 2021, foram realizados mais de 1,7 milhões de atendimentos”, declara a vice-presidente da Unimed, Elaine de Fatima Nogueira.

Recentemente, a Oncologia do Hospital Unimed Volta Redonda inaugurou o serviço de Radioterapia e PET-CT Digital, com equipamentos de última geração para ampliar os serviços hospitalares e completar o percurso assistencial do paciente. Neste ano, o hospital também iniciou o serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica, uma operação de alta complexidade que antes era encontrada somente em capitais e fora do interior do estado.

O presidente da Unimed Volta Redonda, Vitório Moscon Puntel, destaca a importância da ampliação dos serviços do hospital para a região: “Ao longo dos anos, investimos em diferenciação para que os moradores não precisem se deslocar aos grandes centros para serem atendidos e, consequentemente, transformar Volta Redonda em um Vale da Saúde. Perseguindo esse objetivo, ampliamos cada vez mais nossos serviços para que possam ter acesso a tratamento com uma estrutura completa que segue o Jeito Unimed de Cuidar, pautado nos valores de gentileza, respeito e competência”, conta o presidente da Cooperativa.

Com essa visão, o hospital, que é o único fora do interior do estado do Rio de Janeiro com autorização para realizar transplante de medula óssea, se prepara para a realização de transplantes de rim, córneas, tecido e fígado. Em breve também será inaugurado o Centro Integrado de Nefrologia, anexo ao hospital no bairro Belvedere.