Presidente sanciona lei que acaba com rol taxativo da ANS
Texto tinha sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim de agosto

 

Da Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (21) o projeto de lei que acaba com a limitação de procedimentos cobertos pelos planos de saúde, o chamado rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulamentação das operadoras do setor privado.

Segundo a ANS, o rol taxativo é uma lista de procedimentos em saúde, aprovada por meio de resolução da agência e atualizada periodicamente, na qual são incluídos os exames e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde, conforme a segmentação assistencial do plano.

O texto tinha sido aprovado no fim de agosto pelo Senado Federal, por unanimidade, vindo da Câmara dos Deputados. O tema chegou ao Congresso Nacional após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em junho, que desobrigou os planos de saúde de arcar com tratamentos, exames e medicamentos não previstos pela ANS. Antes disso, os casos fora do rol costumavam ser resolvidos na Justiça.

De acordo com o governo federal, a sanção da lei, que agora entra em vigor, busca evitar a descontinuidade de tratamentos médicos, especialmente daqueles que sofrem de doenças raras.

Conforme o texto, para que o plano de saúde seja obrigado a cobrir determinado tratamento, é necessário que este tenha eficácia comprovada; seja recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS) ou por alguma entidade especializada de renome internacional.

Outra modificação trazida pela lei é o dispositivo que passa a determinar que as pessoas jurídicas de direito privado que operam planos de assistência à saúde também estejam submetidas às disposições do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990).

Instituto Unimed Nacional promove vacinação gratuita contra gripe em Salvador
Em parceria com o Laboratório LPC, a cooperativa vai montar postos em três bairros da capital baiana

 

Da Redação

O Instituto Unimed Nacional, em parceria com o Laboratório LPC, promove nos dias 20, 21 e 22 de setembro vacinação gratuita contra a gripe em Salvador. Serão aplicadas doses da vacina tetravalente da gripe 2022, que protege contra subtipos da Influenza A e B. Poderão ser vacinados adultos e crianças a partir de 6 meses de idade. Ao todo, serão aplicadas 300 doses, sendo 100 por dia. Na terça-feira, o posto de vacinação será montado na Rua Paraná, em frente ao número 395, no Subúrbio Ferroviário. No dia seguinte, será a vez do Pelourinho receber a iniciativa, que vai estar na Rua de São Francisco nº 10. No terceiro e último dia, a equipe de vacinação vai estar no número 1.300 da Estrada do Cassange, no bairro do Cassange. Os postos funcionarão sempre das 13h às 17h ou até acabar as doses.

O presidente da Unimed Nacional e do Conselho de Administração do Instituto Unimed explica que, além de fazer parte do compromisso da cooperativa em promover saúde e bem-estar, a iniciativa também salienta a importância das pessoas se vacinarem contra a influenza. Apesar da vacinação ser o principal meio de prevenção contra o vírus causador da gripe, houve menor adesão este ano à campanha promovida anualmente pelo Ministério da Saúde. “Essa é uma forma de podermos contribuir na corrente pela vacinação, pois é segura, eficaz e comprovadamente reduz o número de casos graves. E o mais importante é que a saúde pública oferece o imunizante gratuitamente. Então quem não conseguir se vacinar conosco, basta ir a um posto de saúde”, destaca Luiz Paulo Tostes Coimbra.

Unimed Volta Redonda está entre os Lugares Incríveis para Trabalhar
Cooperativa é reconhecida pelo 11º ano em pesquisa de clima organizacional

 

A Unimed Volta Redonda foi reconhecida mais uma vez como um dos Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil.  A Cooperativa, que emprega mais de dois mil moradores da região Sul Fluminense, recebe a premiação pelo terceiro ano consecutivo, na iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que avaliou as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores. A pesquisa analisou 9 pilares da organização. São eles: carreira, comunicação interna, educação corporativa, liderança, qualidade de vida no trabalho, inovação e autonomia, reconhecimento, relações interpessoais e ESG (Ambiental, social e governança).

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), parceira há mais de 20 anos da Cooperativa, Gilson de Castro, parabenizou a conquista da principal geradora de empregos do município, contribuindo para o desenvolvimento econômico: “Ficamos felizes em receber essa notícia, porque, além de investir na sua infraestrutura e oferecer um atendimento de qualidade, sabemos também da preocupação da Unimed com seus funcionários, do investimento em capacitação, treinamento e de buscar sempre dar oportunidade para os profissionais da região. O prêmio é mais do que merecido por todo esse comprometimento e dedicação ao segmento de saúde. Parabéns a todos os envolvidos, presidência, diretoria e colaboradores”, destaca o presidente da CDL-VR, Gilson de Castro.

Com unidades em Volta Redonda, Angra dos Reis e Paraty, a Unimed investe na região, gerando renda e contratação de mão-de-obra local. Nos últimos anos, a Cooperativa ampliou os seus serviços hospitalares, cuidando da saúde e bem-estar das pessoas do diagnóstico ao tratamento.

“É uma honra sermos reconhecidos, mais uma vez, como um dos Lugares Incríveis para se Trabalhar. Há 11 anos nossa Cooperativa está presente em Pesquisa de Clima, reforçando nosso compromisso com a valorização das pessoas e com o ambiente de trabalho. Os resultados geram insumos muito importantes para medirmos o clima e traçarmos planos e estratégias para gestão e desenvolvimento de pessoas. Por meio dela, podemos entender nossos pontos fortes e onde podemos nos desenvolver. Afinal, são os nossos colaboradores que entregam o cuidado aos mais de 68 mil clientes, todos atuando com competência, segurança e qualidade nos fizeram chegar até aqui”, declara o presidente da Cooperativa, Dr. Vitório Moscon Puntel, agradecendo cada funcionário pela dedicação diária.

O clima organizacional da Cooperativa segue também o Jeito Unimed de Cuidar, que reflete nos serviços prestados e no cuidado com os pacientes:

“Tenho muita gratidão pelos profissionais da Unimed Volta Redonda, pelo carinho, respeito e dedicação. Desde a limpeza até os médicos, todos são muito legais comigo. São profissionais que realmente estão de parabéns, principalmente, os da UTI Neonatal e Pediátrica. Tenho força em ver eles cuidando bem do Pedro, toda vez que preciso estão dispostos a me ajudar. Sou grata até pelos profissionais que não conheço, mas que passam por mim e sempre falam um bom dia sorrindo”, destaca Claudia Maria, mãe do pequeno Pedro, que está internado no Hospital Unimed Volta Redonda.

Atualmente, a Cooperativa conta com dois hospitais em sua estrutura, o Hospital Unimed Volta Redonda e o Hospital Unidade Litoral, em Angra dos Reis. E, além deles, a rede ainda possui um Pronto Atendimento no bairro Retiro, quatro ambulatórios, Instituto Lóbus de Treinamento, Ensino e Pesquisa; o Saúde Leve, um cartão de acesso a serviços de saúde e, em breve uma unidade de Ressonância Magnética no bairro Aterrado.

Insper abre turma sobre Estratégia e Geração de Valor na Saúde Suplementar
Curso vai qualificar gestores para lidar com as particularidades do setor

 

Leandro Fonseca, ex-diretor-presidente da ANS, coordena e é um dos professores do curso sobre saúde suplementar

 

Da Redação

O Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) vai abrir nova turma do curso sobre Estratégia e Geração de Valor na Saúde Suplementar. O setor de planos de saúde é um dos mais importantes da economia, com cerca de 25% da população brasileira utilizando serviços de assistência privada à saúde. Gastos privados com saúde são estimados em 5% do PIB e a tendência é que cresçam junto com o envelhecimento populacional e com a incorporação de novas tecnologias nos tratamentos. Um gestor que atua nesse setor deve compreender bem a regulação e as formas para que a organização se adapte aos parâmetros regulatórios e à dinâmica do mercado.

O curso de Saúde Suplementar promove a reflexão acerca do desempenho de diferentes negócios deste segmento, utilizando um framework de análise da estratégia baseado em quatro pilares: a regulação setorial, a gestão estratégica dos diferentes modelos de negócio, a proposta de valor dos serviços de saúde prestados e a incorporação de novas tecnologias no contexto da saúde 4.0.

Com abordagem única, o curso promove reflexão e participação ativa, maximizando o aprendizado. Serão abordados aspectos práticos da conformidade dos serviços e da gestão estratégica e econômico-financeira das operadoras de planos de saúde, tornando assim o aprendizado imediatamente aplicável pelos participantes.  O ex-diretor-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e diretor de Corporate Affairs da Novartis, Leandro Fonseca, e o vice-presidente da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), David Kallas são os coordenadores do curso.

Mais informações no link Curso de Saúde Suplementar: Educação Executiva | Insper.